segunda-feira, 31 de agosto de 2009

ULTRAPASSAMOS A MARCA DE 1000 ACESSOS...


Salve salve meus caros leitores que frequentam o PORTAL SANTA LUZ, estou aqui para agradecer pelos e-mail que recebi elogiando e parabenizando o PORTAL SANTA LUZ, muito obrigado por acessarem o blog e fazer dele um sucesso.
Hojé estamos ultrapasando a marca de 1000 (mil) acessos, valeu a todos e continuem acessando e divulgando essa ideia.
Mandem noticias, novidades, fofocas, denuncias, criticas e elogios para o e-mail: sr.nerys@hotmail.com que o mais breve possivel estarei postando aqui no blog PORTAL SANTA LUZ.

OBRIGADO PELA FORÇA:
JAKES NERYS
SR.NERYS@HOTMAIL.COM

Santa Luz 4 x 1 Palmeiras

Santa Luz 4 x 1 Palmeiras, esse foi o placar do ultimo jogo da seleção santaluzense de futebol amador, o jogo acontececeu no ultimo sabado na cidade de Cristino Castro, apesar da torcida da cidade Palmeiras ter marcado presença em grande escala, Santa Luz não se intimidou e partiu para o ataque, o destaque do jogo foi o baixinho André, que deu um show de bola, deixando os adversarios sem saber o que fazer.
O proximo jogo da seleção de Santa Luz será no Estadio Caverão(ao lado do semitério Publico) contra a seleção da cidade de Currais.
Não faltem a sua torcidade e muito importante.

sábado, 29 de agosto de 2009

Corrida Contra o Tempo.














Faltando menos de uma semana a equipe organizadora do I FESTIVAL DE ARTE FOLCLORICA – FOLCLOART, corre contra o tempo para dar conta de tanto trabalho. “Os ensaios correm as mil maravilhas com o apoio dos alunos estamos chegando rápido a nossa meta diária, falou ao Portal Santa Luz a professora Francisca Magnólia”.
O portal teve acesso aos ensaios de algumas danças como: Cavalo Piancó, Bumba meu boi, Cangaço, Côco Babaçu, Peneira e Nega Nagô, e pelos ensaios podemos constatar que tanto os alunos como a equipe organizadora está dando o maximo para fazer bonito no grande dia.
O evento vai ter inicio as 19:00h, nos dias 03 e 04 de Setembro, na Escola Iraci Barros Pinto.
Você não pode faltar, sua presença será determinante para o sucesso do I FESTIVAL DE ARTE FOLCLORICA – FOLCLOART.

Raj sofre acidente e será dado como morto

Em "Caminho das Índias", Raj (Rodrigo Lombardi) sofrerá um grave acidente de trem e será dado como morto.
A tragédia começa no dia 7, depois de ele flagrar Maya (Juliana Paes) e Bahuan (Márcio Garcia) juntos.
Sem saída, a mocinha revela que Niraj é filho do dalit. Arrasado, Raj decide viajar com o seu time de polo e se desfaz de uma medalhinha que recebeu de Maya.
Um colega pega o objeto e tenta devolver ao indiano, que recusa.
Os dois entram no trem e o desastre acontece.
Amithab e Ravi recebem a notícia e são informados de que um corpo tinha uma medalha com o nome de Raj.
Em choque, eles revelam a Opash (Tony Ramos) que Raj morreu.
"Será um golpe muito violento", diz Caio Blat.

Fonte: Folha Online

CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 2009





A Conferência Intermunicipal de Educação organizada pela 14º GRE, que aconteceu nos dias 27 e 28 deste mês, teve como sede a cidade Bom Jesus, a conferência teve como principal propósito discutir as propostas apresentadas, visando a melhor educação intermunicipal.
Outros objetivos apresentados:
Construir diretrizes e estratégias para contribuir com a efetivação do sistema nacional articulado de educação.
Definir diretrizes para orientar a avaliação a qualificação do progresso Ensino Aprendizagem.
Propor reformulações necessárias para que o planejamento das ações articuladas entre municípios seja implementado no plano nacional de educação.
A cidade de Santa Luz marcou presença no evento, sendo bem representada pelos professores: José de Arimateas, Francisca Magnólia, João Cleyton, Gildemar, Fátima Pinto, Fátima Rodrigues, Siraiane e uma representante dos alunos Maíra.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

FESTIVAL DO PEQUI. Tem aos 'baldes' na região


Rico em vitaminas A, C, E, em carotenóides, sais minerais, afrodisíaco, expectorante ‘de primeira’, usado na medicina natural, o pequi, produzido em grande escala em toda a extensão do município de Palmeirais (a 108 quilômetros de Teresina), deverá melhorar a economia da região através do I Festival do Pequi, que deverá acontecer entre dezembro e janeiro na cidade.
Pequi com arroz, pequi com costela de gado, doce de pequi, geléia de pequi, frango com pequi, pequi com feijão, cuscuz com pequi, conserva de pequi, macarrão com pequi, peixe no caldo de pequi, leite com pequi, licor de pequi, lambedor de pequi, pequi com mel, polpa de pequi, azeite de pequi... Enfim, é uma fruta nativa do cerrado brasileiro muito usada na cozinha.
‘E não acabou: a amêndoa do pequi é comestível e muito saborosa. É utilizada na indústria de cosméticos para a produção de sabonetes, cremes e batons, usados para fortalecer a pele. A casca do pequi é usada para a alimentação de gado e ainda pode produzir tinta para o trabalho artesanal’, ensina o secretário municipal do Meio Ambiente de Palmeirais, José Ribamar Soares Costa.
Para viabilizar o I Festival do Pequi, os secretários do município de Palmeirais, José Ribamar Soares Costa (Meio Ambiente), Ronério José Ribeiro de Sousa (Cultura) e Francisco Camilo Alencar, o ‘Sambaíbinha’ (Agricultura) já se reuniram e constataram que a fruta é abundante em toda a extensão do município, 1.360 quilômetros quadrados, fazendo divisa com Nazária, Curralinhos, São Pedro e Amarante.
‘Vamos manter contatos com o Sebrae para ministrar cursos de manejo do pequi para a nossa comunidade. Não podemos permitir que a fruta fique estragando nas chapadas’, observa Ronério.
A Prefeitura Municipal de Palmeirais também ainda deverá entrar em contato com o Governo do Estado do Piauí para ajudar a viabilizar o Festival do Pequi.
A previsão do festival para dezembro e janeiro é devido a época da safra da fruta.
‘Em São João teve o Festival da Uva, a Festa da Melancia em Jatobá do Piauí, o CajuFestMel, em Picos, o festival das opalas, de Pedro II, estivemos analisando a nossa potencialidade e constatamos que a nossa produção de pequi em Palmeirais é grandiosa, precisamos fazer com que as comunidades aproveitem melhor o fruto, que é rico em vitaminas e de grande poder medicinal’, explica o secretário ‘Sambaíbinha’.

W. Dias libera R$200 mil para o filme de Frank Aguiar

E mais, as despesas com as viajens dos atores piauienses serão pagas pela Fundac
Foi anunciado nessa quarta-feira (26) pelo governador Wellington Dias a liberação de R$ 200 mil para colaborar com as filmagens do filme ‘O Sonho de um sonhador’ que aborda a história de vida do cantor Frank Aguiar, natural de Itainópolis- Piauí.
O governador já adiantou que não se importa com as críticas que poderá receber: “Quem quiser criticar, critique. Acho importante apoiar os trabalhos de artistas locais e faço isso com orgulho” afirmou o governador.
Apenas parte das gravações do longa metragem vão acontecer no estado. Para as cenas que serão rodadas no Rio de Janeiro e São Paulo, o governador afirmou que as despesas com os atores piauienses que participarão do filme e terão que viajar serão pagas pela Fundac.
Frank Aguiar declara que o filme não tem importância apenas para ele e sim para o estado inteiro. Para o cantor esse projeto é “Uma forma de estímulo para o cidadão trabalhar em busca de uma vida melhor”.
As filmagens terão inicio no mês de outubro. O lançamento de 'O Sonho de um sonhador' está previsto para o inicio de 2010.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

I FESTIVAL DE ARTE FOLCLORICA - FOLCLOART





SALVE SALVE MEUS ILUSTRES VISITANTES QUE FREQÜENTAM O PORTAL SANTA LUZ, VEM AI O 1ª FESTIVAL DE ARTE FOLCLORICA DE SANTA LUZ, COM MUITAS APRESENTAÇÕES,INFORMAÇÃO E BRINCADEIRAS PARA TODAS AS IDADES, A ARTE FOLCLÓRICA ESTARÁ MARCANDO PRESENÇA COM BUMBA MEU BOI,DANÇA DO CAVALO PIANCÓ, DANÇA DO CANGAÇO, DANÇA DA PENEIRA, DANÇA DA NEGA NAGÔ, TEATRO DRAMÁTICO, CORDEL E MUITA COMIDA E BEBIDA TÍPICAS DO NORDESTE BRASILEIRO EM ESPECIAL O NOSSO QUERIDO ESTADO DO PIAUÍ.
VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE PARTICIPAR DESSE GRANDE EVENTO CULTURAL DA CIDADE DE SANTA LUZ.
AS APRESENTAÇÕES VÃO ACONTEÇA NO ESPAÇO CULTURAL DA UNIDADE ESCOLAR PROFESSORA IRACI BARROS PINTO, TERÁ INICIO AS 19:00H, NOS DIAS 03 E 04 DE SETEMBRO 2009.
CONTAMOS COM SUA ILUSTRE PRESENÇA PARA ABRILHANTAR O NOSSO PRIMEIRO FESTIVAL DE ARTE FOLCLÓRICA – O FOLCLOART.

Prefeito Silvio Mendes x João Vicente Claudino.


O prefeito Sílvio Mendes (PSDB) declarou, durante inauguração do Data Center, novo sistema de dados da prefeitura, que poderá ser candidato ao governo do Estado contra João Vicente Claudino (PTB). Porém, o prefeito continua afirmando que não está em campanha.
Sílvio disse ainda que João Vicente terá inteligência e dissernimento suficiente para saber em que lado ficará. Mas até agora os dois não entraram em nenhum acordo.
Sobre sua colocação nas pesquisas de intenção de votos, o prefeito afirmou que está em bom lugar graças a à sua administração atuantes e porque Teresina tem visibilidade, já que é a capital do Estado e o PSDB não é muito conhecido no interior. "Nossa administração está trabalhando, não fazendo política", afirmou Sílvio.
"Eu não decidi se vou ser candidato. Mas posso sim ser candidato contra o João Vicente, se ele for candidato da base e se eu resolver ser candidato", declarou.

sábado, 22 de agosto de 2009

Lei permite privação de comida a mulher por falta de sexo.

Uma nova lei afegã vem provocando polêmica ao permitir aos homens xiitas negar comida às suas mulheres se elas se recusarem a manter relações sexuais com eles.
A lei, que também estabelece que as mulheres casadas precisam da permissão dos maridos para trabalhar e dá aos homens e aos avôs a custódia exclusiva dos filhos, foi promulgada e publicada apesar dos protestos da comunidade internacional.
O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, já havia sido obrigado anteriormente a vetar uma versão original da lei após a pressão de organizações internacionais.
A nova lei, aplicada apenas para a minoria xiita, estabelece normas para a vida familiar.
A versão original da lei obrigava as mulheres xiitas a manter relações sexuais com seus maridos no mínimo a cada quatro dias e, na prática, aceitava o estupro ao remover a necessidade de consentimento para o sexo dentro do casamento.
Agora a versão atualizada da mesma lei foi aprovada sem estardalhaço e transformada em lei com a aparente aprovação de Karzai.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A cidade de Gilbuéis está em alerta com suspeita de Gripe Suina


As aulas na Unidade Escolar Lustosa Sobrinho, no município de Gilbués (a 797 quilômetros de Teresina), no extremo sul do Piauí, estão paralisadas devido a quatro casos suspeitos de gripe suína (uma professora e duas alunas da escola). As quatro suspeitas já estão isoladas em Brasília, aguardando o resultado dos exames.
A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí já enviou uma equipe para acompanhar os procedimentos em Gilbués.
A doença teria aparecido no município depois que uma adolescente esteve em Brasília e voltou à Gilbués com os sintomas, contaminando a mãe, a professora e uma prima da adolescente, que estuda na mesma escola.
As aulas na Unidade Escolar Lustosa Sobrinho ficarão suspensas até que saia o resultado dos exames feitaos nas quatro suspeitas em Brasília.

RONE faz blitz em busca de carros e motos roubadas.



Finalmente após varias e varias denuncias que o Portal Santa Luz vem fazendo, Santa Luz colhe hoje os frutos desta denuncia, encontra-se na cidade uma equipe da RONE(Ronda Ostensiva de Natureza Especial) nas ruas da cidade, fazendo blitz na busca de carros e motos roubadas e meliantes armados.
Sabe - mos que é um pequeno destacamento, mais é muito para uma cidade que vive entregue a marginalidade e a desordem.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Antônia Fontenelle vai abrir loja em Búzios, na Região dos Lagos



Em breve, Antônia Fontenelle vai virar comerciante. A atriz, que em "Malhação" interpreta Kátia, vai inaugurar em Búzios, na Região dos Lagos, uma loja que venderá rendas do Piauí.
O negócio fica localizado na rua principal do balneário, a Rua das Pedras. A foto de como será o interior do estabelecimento foi postada pela atriz em seu Twitter.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Frank Aguiar entrega alimentos para crianças com câncer


O cantor Frank Aguiar entregou, nesta terça-feira (18), duas toneladas de alimentos para a Casa Ronald McDonald, que atende a adolescentes e crianças com câncer. Ele foi escolhido como padrinho do mês pela rede Emagrecentro, que doa um quilo de alimento para cada quilo perdido pelos pacientes.
O projeto Emagrecimento Solidário já contou, entre outros, com o apoio de Maurício Mattar, Neguinho da Beija-Flor, Kelly Key, Luana Piovani, Sheila Melo, Simony, Carla Perez, Luiza Mel, Rico Mansur, Álvaro Garnero, Fernanda Porto, a dupla infanto-juvenil Rafaela e Maury e a apresentadora Priscila, do programa Bom Dia & Cia.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

A "guerra" entre a Igreja Universal do Reino de Deus e a Rede Globo (a TV do Diabo)


A "guerra" entre a Igreja Universal do Reino de Deus e a Rede Globo ganha mais um capítulo. Pastores e obreiros da Universal começaram a persuadir os fiéis a "dessintonizarem" a Rede Globo de suas TVs, sejam abertas ou pagas, segundo informa a coluna "Ooops!", do UOL.
A ordem foi dada por pastores e, principalmente, obreiros, em duas unidades da igreja: em Santa Cecília, região central de São Paulo, e na Catedral da Fé, em Santo Amaro, relata a coluna.
O ibope da disputa Globo x Record teve pouca alteração, mas, segundo fiéis, essas duas igrejas estavam muito mais cheias neste fim de semana, apesar do sol e do calor.
A coluna teve acesso às duas igrejas e informa que o assunto do fim de semana foi a "TV do diabo" (Globo). Obreiros e fiéis repetiam que a Globo representa o mal que quer destruir a igreja, e que a única forma de impedir que essa "ameaça" entre na casa do fiel seria "tirar o mal da TV".
"Dá pra tirar esse mal de qualquer aparelho, e se você tem TV a cabo é mais fácil", explicava um obreiro aos fiéis, em meio a um culto em Santo Amaro, na manhã de domingo. "Quem tem TV a cabo ''e mais fácil, é só bloquear. É só bloquear!"

VI Edição do Circuito de Motocross de Bom Jesus


Salve Salve grandes admiradores de Motocross, não percam nos dias 19 e 20 de setembro na cidade de Bom Jesus a VI Edição do Circuito de Motocross.
Você não vai ficar de fora dessa, vai?

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Caminho das Índias - Tudo que vai acontecer nessa semana


Gopal prepara Raul para o encontro com Yvone e conta como vão surpreender a moça. Raul diz a Gopal que só deixará o Brasil, depois que recuperar seu dinheiro e se encontrar com Cadore.
Raj revela a Maya que tem medo de perdê-la, quando pensa na previsão que Pandit fez no dia de seu casamento, que ela traria muitas alegrias e muitas lágrimas para a vida dele. Nanda conta a Haroldo que teve um caso e está sendo chantageada.
Haroldo reage à revelação e acaba com o casamento. Nanda comunica a Yvone que revelou o caso a Haroldo e a negociação deverá ser feita diretamente com ele. Silvia fica preocupada, quando Júlia afirma que em pouco tempo terá de volta o que perdeu para Ramiro.
Aída pede a Leinha que converse com Júlia e descubra até que ponto a amiga está envolvida com Beca. Nanda se surpreende com a presença de Yvone, no quarto de Mike. A vilã se justifica, dizendo que foi até lá à procura dela.
Nanda ameaça Mike. Chanti conta a Ravi que Gopal trabalha no hotel em que ela está hospedada. Nanda atira acidentalmente em Mike.
Raul liga para Gopal e Wal atendeMike sofre apenas um ferimento superficial. Ele acusa Yvone de não ter feito nada para evitar o acontecido. Nanda avisa a Haroldo que atirou em Mike. Camila se despede de Aída e diz à mãe que quer vê-la feliz.
Opash procura Shankar, para perguntar o que ele sabe sobre Laksmi, e acusa o brâmane de perseguir sua família. Amithab vê Hari com o amuleto de sua família e acusa o menino de ter pego o objeto, na casa dos Ananda.
Shankar defende Hari de Opash e Amithab, e parabeniza o garoto por não contar que o presente foi dado por Anusha. Yvone aconselha Haroldo a pagar a quantia pedida por Mike; o executivo não cede à chantagem.
A mãe de Shivani confirma o encontro com Surya, pensando que está falando com Maya. Cadore pede a Wal que faça um levantamento das viagens internacionais de Raul. Gopal deixa o celular na mesa de Wal e grava a conversa.
Gopal fica assustado, quando vê que o celular não está mais na mesa, sem saber que foi Eliseu que o escondeu na gaveta de Wal. Raul liga para o celular de Gopal, Wal atende e reconhece a voz do ex-patrão.
Murilo pede a Júlia que saia de sua casa. Wal fica assustada por achar que ouviu a voz de Raul. Inês pede a Melissa que convide Tônia para visitar Tarso. Deva conta a Manu sobre o encontro que teve com a falsa mãe de Radesh.
A mãe de Shivani revela a Surya que sabe de toda a verdade. Por isso, se preocupa com o fato de Shivani ter se apaixonado por Bahuan. Opash se prepara para o comício e leva o amuleto, para fazer a denúncia.
Surya diz à mãe de Shivani que Niraj é filho de Bahuan. Berê fala para Wal não contar a Ramiro que ouviu a voz de Raul. Namit e Kori pensam em uma forma de descobrir o endereço de Radesh, no Brasil.
Mike convida Chiara para jantar em sua suíte e ela aceita. Yvone liga para o celular de Mike, mas ele não atende. Murilo pede a Júlia que saia de sua casa. Dario pede Aída em casamento. Maya percebe o olhar ameaçador de Surya.

Fonte: O Fuxico

domingo, 16 de agosto de 2009

Missa na Igreja do Amparo Marca o aniversario de TERESINA -PI


Uma Missa celebrada pelo bispo auxiliar Dom Sérgio da Rocha, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, marcou hoje (16) o 157º aniversário de Teresina. Milhares de pessoas participaram da celebração que reuniu o povo e autoridades, entre as quais o prefeito Sílvio Mendes e o governador Wellington Dias.
Na homilia, o bispo Dom Sérgio Rocha destacou a solidariedade como uma das marcas do povo teresinense. Com a ajuda da comunidade, conforme Dom Sérgio, a Matriz de Nossa Senhora do Amparo está sendo inteiramente reformada, inclusive com a restauração das imagens e acervo.
No final da celebração todos cantaram o Hino de Teresina. A Orquestra Sinfônica de Teresina também executou clássicos e músicas populares.
O marco de fundação de Teresina, na Praça Barechal Deodoro, foi o palco escolhido para a tradicional cerimônia de corte do bolo de aniversário de 157 quilos. Todos cantaram “Parabéns pra você”.
Perguntado sobre o presente que desejaria dar para Teresina no aniversário dos 157 anos da cidade, o prefeito Sílvio Mendes afirmou que a cidade precisa de paz, numa ampla visão da palavra. “Com mais segurança, mais empregos, mais saúde, mais educação e mais habitação Teresina alcançará a paz que tanto desejamos”.

sábado, 15 de agosto de 2009

Família de Dado Dolabella paga pela permanência do ator em 'A Fazenda'


Dado Dolabella conta com uma ajuda extra para continuar no reality show “A fazenda”, da Record, e faturar o prêmio de R$ 1 milhão. A família do ator decidiu pagar para pessoas votarem pela permanência dele no programa numa lan house do Rio.
Os votos pela web tem o mesmo peso dos feitos por SMS e pelo telefone. Dado disputa o paredão da semana com Pedro Leonardo e Danni Carlos.
Fonte: Extra Online

Caminho das Índias': Raul dá um tapa na cara de Yvone

Raul (Alexandre Borges) vai dar um tapa na cara de Yvone (Letícia Sabatella) ao reencontrar a ex-amante,
em “Caminho das Índias”. O empresário entrará no quarto da psicopata com a ajuda de Gopal (André Gonçalves) e não conseguirá conter a fúria diante da mulher que o traiu. A vilã ainda tentará convencê-lo que Mike (Odilon Wagner) a obrigou a aplicar o golpe, mas não cola. E, como a coluna antecipou, ela será obrigada a comer bombons acreditando que eles estão envenenados. A cena vai ao ar no dia 25.

Fonte: Extra Online

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

VIII GRANDE VAQUEJADA DE BOM JESUS (PI), Parque Haras Aracy Lustosa.


O Parque Haras Aracy Lustosa será palco da VIII GRANDE VAQUEJADA DE BOM JESUS (PI), que acontecerá do dia 04 ao dia 06 do mês de setembro do ano em curso. O Parque fica localizado na entrada do Município, na estrada que dá acesso ao Colégio Agrícola e UFPI. Este evento tornou-se tradicional na região e marca a abertura festas e que irão até o dia 24\09 quando se encerram as celebrações religiosas e as comemorações festivas dos Festejo da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, que tem como Padroeira Nossa Senhora das Mercês.
Esta Vaquejada está sendo aguardada com muita expectativa em virtude da qualidade dos cavalos que estarão em ação juntamente com competidores de grande gabarito do Piauí, do nordeste e de outras regiões do Brasil que já confirmaram presença para essa competição.
O Senhor Asteclides Lustosa, o maior Campeão de Vaquejada de todos os tempos de Bom Jesus e da região, é quem está organizando juntamente com sua família, mais uma grande vaquejada. Segundo ele, o evento este ano terá grandes atrativos, a serão distribuídos prêmios em dinheiro no montante de R$ 20.000,00 aos vencedores e um prêmio extra de uma motocicleta. Está confirmado para o dia 05\09 a apresentação da dupla SIRANO E SIRINO pela primeira vez em Bom Jesus, como também bandas locais entre outras atrações.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Caras e Bocas: De uniforme, Nick agora trabalha ao lado do elevador .


Nicholas parece estar mesmo empenhado em trabalhar, tanto que vai pedir um emprego de verdade a Frederico.
De início, ele recusa a vaga de segurança que o advogado lhe oferece.
Mas depois resolve aceitar o cargo, para surpresa do pai de Vicente, que o escala para ser segurança na recepção da presidência.
“Todo mundo que entrar vai me ver? Tem gente que me conheceu quando eu trabalhava na diretoria. Mas tá, tudo bem”, Nick aceita, resignado.
Frederico manda providenciar o uniforme e, no primeiro dia de trabalho do rapaz, avisa:
“Nick, não quero que fique conversando durante o expediente. Seu posto é ao lado do elevador. Vá!”.

Descoberta de esqueletos na Serra das Confusões no Piauí pode mudar a pré-história




Novas possibilidades de conhecimento da pré-história brasileira começam a ser exploradas no sertão do Piauí. Não se trata do mundialmente famoso Parque Nacional Serra da Capivara, onde a arqueóloga Niéde Guidon estabeleceu suas teorias sobre a origem do homem no continente americano. Mas do vizinho e menos divulgado Parque Nacional Serra das Confusões, considerado a maior reserva de caatinga do Brasil.
Também dotado de cavernas e paredões rochosos, o parque da Serra das Confusões era conhecido por ter inúmeros sítios arqueológicos que, em virtude dos acessos difíceis e das jornadas desgastantes pelo terreno acidentado sob sol escaldante, se mantiveram intocados pelos pesquisadores.
Agora, a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), que atua na Serra da Capivara, abriu ali duas frentes de trabalho. Foram encontrados esqueletos humanos, adornos, instrumentos do cotidiano e pinturas rupestres com idades variando entre 3.900 e 6.900 anos. “Nosso objetivo é desvendar e conhecer a identidade desses grupos”, afirma a arqueóloga Gisele Daltrini Felice.
Dos 150 sítios pré-históricos da Serra das Confusões, recém-cadastrados no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Toca do Enoque e a Toca do Alto do Capim foram as escolhidas para passarem pelos processos de escavação e datação dos vestígios.
Na Toca do Enoque, os pesquisadores encontraram sepulturas ao lado de um pequeno grupo de pinturas rupestres. Os desenhos já eram conhecidos, apesar de ainda não estudados. A novidade foi o encontro de duas covas com esqueletos. Uma delas contém dez ossadas com grande quantidade de adornos, como colares de sementes e ossos, sendo que os adultos estão dispostos em uma parte mais alta da cova. Na outra há os restos mortais de apenas uma pessoa.

Fotos: Fumdham
Fonte: Editora Horizonte

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Motorista da ambulância de Anísio de Abreu atropela e mata pedestre

O motorista da ambulância de Anísio de Abreu, Luiz Ferreira Lima, foi preso na noite de ontem, por volta das 21 horas, acusado de atropelar um homem, não identificado, em São João do Piauí. O homem morreu na hora.
A viatura do Cabo Fernando foi a responsável pela prisão, quando a ambulância passava na estrada que liga Colônia do Piauí a Oeiras.
O delegado de São João havia pedido apoio. Luiz Ferreira foi conduzido para a delegacia de Oeiras.

Caminho das Índias chega a 50 pontos, com a expulsão de Norminha






O capítulo de Caminho das Índias, da Globo, exibido na noite desta terça-feira (11), já dava indícios de que a audiência iria bombar. E não deu outra! Segundo a prévia da audiência na Grande São Paulo, a novela de Glória Perez chegou a dar pico de 50 pontos. Na média geral, a trama, exibida das 20h55 às 22h10, marcou 45 pontos. O share foi de 63%.
No capítulo em questão, a adúltera Norminha (Dira Paes) é pega no flagrante com outro homem pelo marido Abel (Anderson Muller), que a expulsa de casa, diante de toda a vizinhança.
Na mesma faixa de horário, a Record ficou com 10, o SBT com 5 e RedeTV! e Band pontuaram 2.
Caso a prévia do Ibope se consolide, não será a maior audiência do folhetim. O recorde de Caminho das Índias ocorreu em julho, quando Maya (Juliana Paes) foi devolvida à família, marcando 46 pontos de audiência.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

O Alienista - Machado de Assis


Título: O Alienista

Autor: Machado de Assis

Categoria: Literatura

Idioma: Português

Para acessar este livro, clique no titulo da postagem, quando a pagina abrir clique em BAIXAR, espere o downlood concluir 100% e boa leitura.

Correia Lima vive cheio de regalias na prisão


Depois de 26 dias de investigações cinco repórteres do ai5piaui deram um flagrante: o ex-coronel da Polícia Militar do Piauí, José Viriato Correia Lima, vive em regalias na prisão, é uma espécie de conselheiro do próprio diretor do presídio em Parnaíba, litoral do Piauí; um preso chefe, que transita livremente pelos corredores se misturando aos policiais. Até continência batem para o ex-coronel.
O ex-coronel é acusado de comandar o crime organizado no Piauí. Perdeu a patente e virou preso comum no ano de 2008. Já no ano de 2009, no mês de fevereiro, foi transferido do Quartel do Rone (PM) para a Penitenciária Mista de Segurança Máxima Fontes Ibiapina, situada no município de Parnaíba (a 357 quilômetros de Teresina).
O diretor da Penitenciária Mista é o capitão (da mesma Polícia Militar a qual Correia Lima pertencia) Gerson Reis Fernandes Filho, o homem que estaria liberando as mordomias ao ex-coronel.

AS MORDOMIAS

• Correia Lima tem liberdade para entrar na sala do diretor e chegam a conversar demoradamente, trancados; é uma espécie de conselheiro, de informante.
• Toma café na administração.
• Tem trânsito livre nos corredores da penitenciária, no mesmo espaço dos funcionários.
• Recebe as visitas no portão de entrada da penitenciária, junto com os agentes penitenciários. Os outros presos recebem as visitas na cela.
• O banho de sol dele é diferente dos outros presos: fica junto com os policiais, não no espaço para sol dos pavilhões.
• Tem acesso ao portão de fora da penitenciária.
• Quando Correia Lima passa caminhando nos corredores [setor de administração] da Penitenciária Fontes Ibiapina, o capitão Gerson Reis Fernandes Filho baixa a cabeça (curva-se) numa espécie de continência ao ex-coronel.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

1ª Festival de Arte Folclorica - FOLCLOART


A Escola Profª Iraci Barros Pinto, tem o prazer de convidar todos os santaluzenses e cidades circunvizinhas para o I FESTIVAL DE ARTE FOLCLORICA.
Que tem como objetivo: Fortalecer o crescimento e demonstrar a importância das manifestações culturais, conhecer as etnias culturais e respeita-las, garantir a continuidade dos costumes de uma determinada região, fortalecer a cidadania e alimentar o senso critico dos visitantes.

Data: 03 e 04 de Setembro de 2009.
Local: Escola Profª Iraci Barros Pinto.
Santa Luz - PI.

Professores Responsaveis pelo Evento:
-Francisca Magnólia F. Silva Barbosa
-João Cleyton de Araújo Castro
-José de Arimateas de Sousa Nunes

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

SESAPI convida prefeitos para reunião sobre vacinação contra a Poliomielite dia 17

Para garantir o sucesso da 2ª etapa da Campanha Nacional contra a Poliomielite no Piauí, os prefeitos vão ter papel fundamental. A Secretaria Estadual de Saúde - SESAPI convida os gestores municipais para participarem da reunião sobre a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite no Piauí, que aconteceria no dia 06 e foi transferida para o dia 17 de agosto, no auditório da Associação Piauiense de Municípios – APPM, com a presença do presidente da APPM e prefeito do município de Bocaina, Francsico de Macedo Neto, do governador Wellington Dias, da primeira-dama Rejane Dias, do secretário de Saúde do Estado, Assis Carvalho.
O Dia D da Campanha contra a Pólio, conhecida também como paralisia infantil, acontece no dia 22 de agosto. “É muito importante que todas essas crianças se vacinem contra a poliomielite”, afirmou Rejane Dias.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Os Lusíadas - Luís de Camões


Título: Os Lusíadas

Autor: Luís Vaz de Camões

Categoria: Literatura

Idioma: Português

Para acessar este livro, clique no titulo da postagem, quando a pagina abrir clique em BAIXAR, espere o downlood concluir 100% e boa leitura.

Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis


Título: Memórias Póstumas de Brás Cubas

Autor: Machado de Assis

Categoria: Literatura

Idioma: Português

Para acessar este livro, clique no titulo da postagem, quando a pagina abrir clique em BAIXAR, espere o downlood concluir 100% e boa leitura.