domingo, 29 de novembro de 2009

Já são 11 pré - candidatos a governador do Piauí

Se a eleição para governador do Piauí fosse hoje, o eleitor teria uma variedade de candidatos das mais diferentes ideologias. Um verdadeiro leque de opções com alternativas variadas para todos os gostos. Pelo menos 11 nomes já estão postos declaradamente como pré-candidatos. Confira a lista:
1- Deputado Marcelo Castro(PMDB).
2- Vice-governador Wilson Martins(PSB).
3- Senador João Vicente Claudino(PTB).
4- Deputado Antonio José Medeiros(PT).
5- Sílvio Mendes(PSDB).
6-Professora Lourdes Melo(PCO).
7- Neto Sambaíba, deixou o PMDB e ontem deu uma entrevista a TV Antena 10 se lançando candidato pelo PHS.
8- Pastor Francisco Macedo(PMN).
9- Major Avelar(PSL).
10- Procurador Ivaldo Fontenelle(PV).
11- Professora Edna Nascimento(PSOL).

Fique a vontade, caro eleitor e escolha o seu.

sábado, 28 de novembro de 2009

JANTAR A LUZ DE VELAS

Ontem 27 de novembro de 2009, há direção da escola Professora Iraci Barros Pinto, na pessoa das diretoras Maria da Conceição (Marly) e Maria Salvadora (Dorinha) e demais colaboradores, organizaram uma alegre confraternização de fim de ano para os professores, alunos e amigos da escola.
A Confraternização teve como ponto chave um magnífico jantar servido a luz de velas, na oportunidade foram expostos os livros de prestação contas, fotos de eventos, trabalhos, notas fiscais e demais documentos a disposição dos presentes.
Após o Banquete os convidados se reuniram no patió da escola e cantaram ao som de um violão.
Parabéns a todos os organizadores.

Quem foi Cristino Castro


Um homem à frente de sua época. Empresário, chamado numa certa ocasião de "O Mauá do Piauí". Natural de Nova Iorque (MA), estabeleceu-se em Floriano onde se tornou um dos maiores homens de negócio do Piauí, sobretudo nos anos 1930.

Atuava em vários ramos comerciais, destaque para o beneficiamento e incentivo da produção algodoeira. Implantou filiais de sua empresa em Canto do Buriti, Bom Jesus, Nova Lapa (hoje Cristino Castro). Tinha sua própria frota de caminhões (mais de 10 carros) para fazer o escoamento da produção dessas localidade até o porto de Floriano. Foi o construtor, junto com o governo do Estado do Piauí, da estrada que liga Floriano a Bom Jesus, quase 400 quilômetros de extensão. O povoado Nova Lapa, nos anos 1930, tornou-se um "novo eldorado", pois atraía muitos nordestinos para lá.

O grande literato William Palha Dias, que viveu sua adolescência em Nova Lapa fala, conta no livro "Rascunhos Históricos de Cristino Castro", que o povoado parecia "nadar em dinheiro" na década de 1930. Nessa mesma década, o povoado Nova Lapa tinha amplas condições de se tornar cidade, acontece que Bom Jesus não deixava. Todo esse dinamismo graças, tanbém, ao pioneirismo de Cristino Castro que foi justamente homenageado quando do tão sonhado desmembramento de Nova Lapa em 1953, após três anos do seu falecimento.

'O Jornal de Floriano' em 1987 escreveu o seguinte sobre Cristino Castro: "[...] Talvez tenha sido o maior empresário e o mais extraordinário empreendedor que o Piauí já conheceu, cujas metas extravasaram os limites do seu tempo. Homem de rara visão e descortino, pretendeu construir um império econômico que transformaria Floriano, talvez, no maior centro industrial do Nordeste. Quando Floriano desconhecia estradas, até mesmo carroçáveis, já possuía Cristino Castro, na década de trinta, uma frota de doze caminhões, incomum em toda região nordestina. Foi praticamente o responsável pela vinda do Banco do Brasil para cá, ainda nos idos de 1937. Não foi compreendido pelos homens do seu tempo... Seu exemplo, contudo, está intimamente ligado aos grandes empreendimentos de Floriano." (Essa citação está na obra 'Cristino Castro: empresário pioneiro em Floriano e na Região do Gurguéia' , de 1997, de autoria de Francisco Fereira de Castro, filho de Cristino Castro).
fonte: Catingadeporco.blogspot.com

O que foi a Coluna Prestes


A Coluna Miguel Costa Prestes, mais conhecida como Coluna Prestes, foi um movimento liderado por militares, que faziam oposição à República Velha e às classes dominantes na época. Teve início em abril de 1925, no governo de Artur Bernardes (1922-1926).

No início da década de XX, o Brasil vivia sob o domínio das oligarquias rurais e setores médios urbanos, como os militares, por exemplo, começaram a questionar este poder e a pressionar por mais investimentos nas forças armadas.

O primeiro levante militar ocorreu no Rio de Janeiro, liderado pelos tenentes do exército, que ficou conhecido como Tenentismo. Em 1924, surgiu uma nova rebelião, desta vez em São Paulo. Depois de muitos combates contra as tropas fiéis ao governo, os revoltosos se refugiaram no interior do Estado.

Enquanto isso, Luís Carlos Prestes, também militar, organizava outro grupo no Rio Grande do Sul. Em abril de 1925, as duas frentes de oposição, a Paulista liderada por Miguel Costa, e a Gaúcha, por Prestes, uniram-se em Foz do Iguaçu e partiram para uma caminhada pelo Brasil.

Com aproximadamente mil e quinhentos homens, a Coluna Prestes percorreu 25.000 quilômetros. Durante dois anos e meio atravessou 11 estados. Do sul, o grupo rumou para centro-oeste do país, percorreu o nordeste, até o estado do Maranhão. Na volta, os combatentes refizeram o caminho, até chegar à fronteira com Bolívia.

Nas cidades por onde passava, a Coluna Prestes despertava apoio da população e a atenção dos coronéis, que também eram alvo das críticas do movimento. Sempre vigiados por soldados do governo, os revoltosos evitavam confrontos diretos com as tropas, por meio de táticas de guerrilha.

Por meio de comícios e manifestos, a Coluna denunciava à população a situação política e social do país. Num primeiro momento, não houve muitos resultados, porém o Movimento ajudou a balançar as bases, já enfraquecidas, do sistema oligárquico e a preparar caminho para a Revolução de 30.

Luís Carlos Prestes tornou-se o ícone desta Marcha, ficando conhecido como “O cavaleiro da esperança”. Ele não foi o principal líder da Coluna. Quem tomou a frente do percurso foi Miguel Costa. Mas Prestes era o idealizador, aquele que alimentava o sentimento de liberdade política, voto secreto e justiça social.

Em fevereiro de 1927, a Coluna chegou à Bolívia, onde se desfez. Muitos combatentes se exilaram ali mesmo. Prestes foi para Rússia e, posteriormente, voltou ao país como um dos líderes do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Cangaceiro pernambucano - Virgulino Ferreira da Silva (Lampião)


Salve salve caros leitores, estava navegando aqui pela net sem rumo, quando mi deparei com uma pesquisa sobre a vida de Lampião, gostei muito e resolvi postar aqui no PORTAL SANTA LUZ. Comentem...

O terceiro filho do pequeno fazendeiro José Ferreira da Silva e de sua mulher Maria Lopes recebeu o nome de Virgulino Ferreira da Silva e iria inscrevê-lo a ferro e fogo na história do Nordeste e do Brasil. Antes disso, porém, teve uma infância e uma adolescência comum a todos os meninos de uma baixa classe média sertaneja: aprendeu a ler e a escrever, mas logo foi ajudar o pai, pastoreando seu gado.

Freqüentava as feiras das cidades próximas às terras da família, onde ouvia os violeiros e os poetas de cordel narrarem as aventuras dos cangaceiros, que povoavam o imaginário popular nordestino, sendo simultaneamente heróis e bandidos. Aliás, para as crianças da região brincar de cangaceiro e polícia era uma variante local do atual "mocinho e bandido".

As rixas entre famílias eram freqüentes no sertão, em especial quando envolviam questões acerca dos limites das propriedades e uma dessas rixas envolveu a família de José Ferreira da Silva com seu vizinho José Saturnino. Além de alguns tiroteios, o conflito terminou com a decisão de um coronel local em favor de Saturnino.

Revoltado, Virgulino e dois irmãos teriam se juntado ao bando do cangaceiro Sinhô Pereira, em busca de vingança. Corria o ano de 1920 e - devido a sua capacidade de disparar consecutivamente, iluminando a noite - Virgulino ganhou o apelido de Lampião. Possivelmente em função disso, a polícia cercou o sítio da família e matou seu pai a tiros. Resultado: Lampião e os dois irmãos entraram definitivamente para o cangaço.

Em 1922, Sinhô Pereira deixou o cangaço. Lampião assumiu a liderança do bando que praticou ações de banditismo nos quatro anos seguintes, atuando nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Em 1926, refugiou-se no Ceará e recebeu uma intimação do padre Cícero. Compareceu a sua presença, recebeu um sermão por seus crimes e ainda a proposta de combater a Coluna Prestes que, naquela época, se encontrava pelo Nordeste.

Em troca, Lampião receberia anistia e a patente de capitão dos Batalhões Patrióticos, como se chamavam as tropas recrutadas para combater os revolucionários. O capitão Virgulino e seu bando partiram à caça de Prestes, mas ao chegar a Pernambuco, foi perseguido pela polícia e descobriu que nem a anistia nem a patente tinham valor oficial. Voltou, então, ao banditismo.

Em 1927, encorajado pela própria fama, tentou invadir uma cidade maior do que as habituais: Mossoró, no Rio Grande do Norte. A população, porém, se uniu e rechaçou os cangaceiros. No ano seguinte, Lampião incluiu a Bahia nos locais onde praticava seus crimes.

Em fins de 1930 ou começo de 1931, escondido na fazenda de um coiteiro - nome dado a quem acolhia os cangaceiros - conheceu Maria Déia Nenén, a mulher de um sapateiro, que se apaixonou por ele e com ele fugiu, ingressando no bando. A mulher de Lampião ficou conhecida como Maria Bonita e, a partir daí, várias outras mulheres se integraram ao bando.

Um pouco pela ambigüidade da vida dos cangaceiros - que às vezes atuavam como justiceiros, auxiliando os pobres, um pouco por contarem com o auxílio de coronéis a quem prestavam serviços, um pouco pela incompetência das autoridades locais, bem como pelo descaso do Governo federal, a vida de crimes do bando de Lampião prosseguiu por mais seis anos.

Afinal, o bando foi cercado na fazenda de Angicos, no atual município de Poço Redondo, em Sergipe, onde estavam acampados. Foram pegos de surpresa e muitos não conseguiram escapar. Entre eles Lampião e Maria Bonita. Os cangaceiros foram decapitados e suas cabeças ficaram expostas no Museu Nina Rodrigues, em Salvador, até 1968.

Aprovadas mais três Varas do Trabalho para o Piauí


A criação de mais três Varas do Trabalho para o Piauí foi aprovada, nesta quarta-feira (25), na Comissão de Finanças e Tributação (CFT). O Projeto de Lei (PL) já aprovado na Comissão do Trabalho, de Administração e Serviço Público a proposição segue para a Comissão de Constituição e Justiça.

As Varas do Trabalho criadas por esta Lei serão implantadas nos municípios de Uruçuí, Valença do Piauí e Bom Jesus. Na avaliação do deputado Júlio César (DEM/PI), relator do projeto, a criação das novas varas vai aproximar a Justiça do cidadão e melhorar a eficácia da prestação de serviço.

Ele disse ainda que é necessário ampliar a atuação da justiça do trabalho no Piaui ,Essa demanda foi ocasionada pelo crescimento da economia do Estado, Explicou o parlamentar.

A aprovação das novas Varas do Trabalho, implicará também na criação de três cargos de juiz, três cargos em comissão e 15 funções comissionadas.

As cidades que vão sediar as novas Varas foram selecionadas levando em consideração o perfil e o crescimento econômico e social.

Cancioneiro - Fernando Pessoa


Título: Cancioneiro

Autor: Fernando Pessoa

Categoria: Literatura

Idioma: Português

Para acessar este livro, clique no titulo da postagem, quando a pagina abrir clique em BAIXAR, espere o downlood concluir 100% e boa leitura.

Guaribas se prepara para a chegada do presidente Lula


Lula virá à Guaribas-PI em janeiro para inaugurar o Núcleo da Universidade Aberta e uma Escola Técnica. O governador Wellington Dias designou uma comissão formada por técnicos da Secretaria de Educação e da Emgerpi para fazer um levantamento de dados sobre as mudanças feitas nos diversos setores como Saúde, Educação e qualidade de vida. O secretário de Educação, Antônio José Medeiros, viaja nesta terça-feira para a cidade, onde irá tomar as primeiras providências com o prefeito Ercílio Matias de Andrade do PRB (Partido Republicano Brasileiro).


fonte: 180graus

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

LULA QUER MAIS DE UM PALANQUE NOS ESTADOS PARA APOIAR DILMA

O presidente Luís Inácio Lula disse neste domingo após votar na eleição do PT em São Paulo que não há como evitar dissidências na base aliada nos estados e, por isso, admite que a Ministra Dilma possa ter dois ou mais palanques nas unidades federativas na eleição de 2010. O presidente citou como exemplo, o que aconteceu em 2006 em Pernambuco quando dois candidatos a governador o apoiavam e deu certo. “O importante é que todos estejam unidos em torno do projeto nacional apoiando a Dilma, assim como fizeram comigo”, disse o presidente.
Se a idéia do presidente vingar, no Piauí o governador Wellington Dias não terá dificuldades para acomodar a base, pois tem quatro candidatos afinados com o palácio de Karnak, podendo os quatro apoiarem a candidata petista. Eles mesmos já disseram que não haverá nenhuma resistência para que isso aconteça. Marcelo Castro(PMDB), João Vicente Claudino(PTB), Wilson Martins(PSB) e o próprio candidato do PT, deputado Antonio José Medeiros dizem não ter problemas se essa for a decisão final.

Fábio Novo continua chefe do partido



Fábio Novo, deputado estadual, foi reeleito presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Piauí.

A informação foi confirmada na madrugada desta segunda-feira (23) pela Junta Apuradora. Os trabalhos devem prosseguir na manhã desta segunda-feira (23), mas pelo volume já apurado não tem mais como Fabio Novo perder.

No encerramento dos trabalhos nesta madrugada, Fábio Novo obteve pouco mais de 70% dos votos válidos, contra 21% da segunda colocada Rosângela Sousa. O lanterna foi Adalberto Pereira com 6%.

A eleição do PT evidenciou as mazelas internas do partido. O candidato da chapa Socialismo pela Base, Adalberto Pereira, denunciou que falta transparência nas finanças do PT, dirigido atualmente pelo candidato a reeleição, Fábio Novo. Em apenas uma coisa, todos os três candidatos concordaram: o governador Wellington Dias vai ser candidato a senador em 2010.

Adalberto Pereira criticou a gestão de Fábio Novo e disse que estava sendo preterido pelo PT. Ele afirmou que o jornal do PT está servindo para divulgação apenas de Fábio Novo.

O petista alegou que o jornal do partido deveria ter apresentado as propostas das tres chapas, mas apenas a de Fábio teve destaque. "Não houve nenhum debate. Isso é um retrocesso no processo eleitoral", criticou.

O único ponto de convergência entre os candidatos foi a candidatura de Wellington a senador. Rosângela Sousa disse que ele ainda tem muito a fazer pelo Estado. "O governador é um engenheiro e um arquiteto político", comentou.

"Agora, ele deixou bem claro na última reunião que tivemos que só vai sair a candidato ao senado se a base aliada permanecer unida", informou Fábio Novo, falando sobre o mesmo tema.

No Piauí, o PT tem cerca de 27 mil filiados e a eleição acontece em 220 municípios para eleger os presidentes dos diretórios estadual e municipais.

Segundo a secretária de Mulheres do PT, Patrícia Amália, informou que os portões do colégio Engenheiro Sampaio foram fechados por volta das 18 horas e encerrada a votação. A apuração dos votos de Teresina e do interior estava sendo feita manualmente e ainda não tinham parciais, até o fechamento desta edição.

fonte: ai5piaui

Fla desperdiça tropeço do líder, fica no 0 x 0 com o Goiás, e frustra a torcida


O roteiro parecia perfeito para o Flamengo alcançar a liderança do Brasileirão. A vitória do Botafogo sobre o São Paulo abriu as portas do primeiro lugar para o time de Andrade. Bastava vencer o Goiás, no Maracanã lotado, e assumir a ponta. Só que o que parecia provável não aconteceu. Nervoso em campo e com a pontaria bem distante da ideal, o Rubro-Negro não passou de um empate sem gols com o Esmeraldino. O resultado mantém o time na vice-liderança, com 61 pontos. O Tricolor Paulista tem 62. Os goianos, que não sonham com mais nada, chegam a 51, em nono, com a vaga na Copa Sul-Americana garantida. A partida frustrou 78.639 torcedores, novo recorde de público pagante do futebol brasileiro nesta temporada.

No próximo domingo, o Fla encara o Corinthians, às 17h, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. No mesmo horário, o Goiás recebe o São Paulo, no Serra Dourada, em Goiânia.

fonte: Globo

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dia da Conciência Negra


Nesta data especial 20 de novembro, quero prestar aqui uma homenagem a um povo de um passado sofrido e que, ainda hoje, é vítima de preconceitos e descriminação. Não considero que existam raças diferentes na face da Terra. Somos todos iguais perante o criador. Acredito sim que existem grupos de pessoas com características e custumes diferentes.
Por isso, não entendo nem aceito a discriminação contra nenhum povo ou indivíduo. Não concordo com qualquer tese de superioridade de uma nação sobre outro nem que diferenças de pele sejam parâmetro para segregar pessoas ou classifica-las.
Por isso, hoje 20 de novembro, consagrado dia da conciência negra, pelo nascimento do lutador Zumbi dos palmares, quero render um tributo a todos os negros ou afro-descendentes da nossa amada Santa Luz, em especial a minha familia, a familia dos LAZAROS.

Você acredita em milagres?


Um garoto chamado João, não caminhava e depois de ter sonhado com Anjos e Jeová, logo após ter ido visitar a "Santa do Buriti", passou a caminhar; uma de suas alegrias: conseguir colocar um chinelo no pé pela primeira vez.

Ele está caminhando apenas com auxílio de muletas, coisa que antes nem mesmo com ajuda de uma pessoa ele não conseguia.

fonte: 180graus

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Em noite de desespero, Palmeiras perde a cabeça e Grêmio vence fácil facil...


Grêmio venceu o Palmeiras - candidato ao título - por 2 x 0, na noite desta quarta-feira, no Olímpico, em partida marcada pelo desespero de dois jogadores alviverdes: Obina e Maurício.

Os palmeirenses trocaram insultos e tapas ao fim do primeiro tempo, foram expulsos e deixaram os paulistas sem chance de reagir dentro de campo - o que custou muito caro ao atacante e ao zagueiro, que não vestem mais a camisa alviverde. Rafael Marques, aos 45 do primeiro tempo, e Maxi López, aos 25 do segundo, fizeram os gols do Tricolor.

Com o resultado, o Verdão segue com 59 pontos, na terceira colocação e, apesar de não correr o risco de sair do G-4 ao fim da 36ª rodada, pode perder posição para Atlético-MG ou Internacional. A crise já está instalada após a derrota e as expulsões de Obina e Maurício, ambos mandados embora do clube.

- Os dois jogadores não vestem mais a camisa do Palmeiras - afirmou o vice de futebol, Gilberto Cipullo, depois da partida.

As equipes voltam a campo no domingo dia 29. O Grêmio, em oitavo, com 52 pontos, faz sua última partida no Olímpico pelo Brasileirão diante do Barueri, enquanto o Palmeiras recebe o Atlético-MG no Palestra Itália. Ambos os jogos serão às 17h.

Guaribas receberá a visita do Presidente lula


o Presidente Luís Inácio Lula da Silva estará no Piauí. A Assessoria do Palácio do Planalto está agendando para o dia 10 de dezembro a visita do Presidente Lula ao Piauí.

O avião com o presidente Lula descerá no “aeroporto” de São Raimundo Nonato onde ele faz uma série de inaugurações. Em seguida visitará Guaribas. Município que recebe muitos incentivos relativo ao Fome Zero.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Projeto Estrelendo











fonte: piauensesproduzindotextos.blogspot.com

Viver a Vida - Um grito na madrugada Miguel é chamado às pressas pra acalmar Luciana



De repente, gritos desesperados varam a madrugada e rompem o silêncio do hospital. Na voz estridente, toda a pungência de uma dor que não cessa, uma dor que não se faz sentir, que é a própria ausência de dor. É Luciana. Imóvel na cama, ela põe os pulmões para fora e cria um pequeno pandemônio entre médicos e enfermeiros. Ainda que sedada para que dormisse a noite tranquilamente, a paciente acorda no meio da noite e urra seu sofrimento como um animal enjaulado.

Noutro lado da cidade, sob a luz tênue de um abajur, vemos Tereza levantar-se em sobressalto. É como se estivesse sendo despertada pelo grito da filha. Sem saber por que, Tereza perde o sono, uma aflição esquisita a perturba. O que seria?

Luciana continua gritando. Desesperados, os profissionais que a atendem não sabem como agir. A paciente não quer médicos, enfermeiros, ninguém – exceto o doutor Miguel.

O plantonista então liga interrompendo o descanso do médico e amigo e ele vem, na madrugada, fazer companhia àquela por quem tem um carinho especial. E permanece ao lado dela até que se acalme. Nesse momento, para Luciana, não há ninguém mais importante que Miguel no mundo.

NO DIA SEGUINTE:

Mal sai da cirurgia e Luciana já será submetida a tratamento de fisioterapia, passo muito importante para sua recuperação. Por enquanto, são apenas exercícios respiratórios, para estímulo da caixa toráxica, do pulmão e do diafragma através da ação de inspirar e expirar. Imobilizada do pescoço para baixo, incapaz de um movimento sequer, isso tudo pode parecer muito pouco para Luciana. Mas Miguel e a fisioterapeuta Larissa garantem que esses exercícios são fundamentais e vão lhe dar energia e confiança.

Enquanto Luciana chora, descrente, Miguel enxuga as lagrimas dela. Incansável e sempre a seu lado, o médico tenta estimulá-la: “Cadê aquela menina cheia de determinação?”. E pede com carinho: “Confia em mim... Força, coragem, isso nunca te faltou”.

Palmeiras reclama de jogo do Flamengo em Campinas e insinua favorecimento ao time carioca


A diretoria do Palmeiras não gostou de saber que a partida entre Corinthians e Flamengo, no dia 29 de novembro, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, teve o local modificado pela CBF. Inicialmente marcado para o Pacaembu, o confronto será realizado no estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP).

Segundo explicação oficial da CBF, o jogo foi modificado porque o Palmeiras encara o Atlético-MG no Palestra Itália, no mesmo dia – as partidas da penúltima rodada ocorrem no mesmo horário. O pedido foi feito pela Polícia Militar de São Paulo, que busca evitar brigas entre corintianos, flamenguistas e palmeirenses na capital paulistana.

Na visão do Palmeiras, no entanto, o Flamengo terá um claro benefício na disputa do título nacional. O time rubro-negro é o segundo colocado da classificação, com 60 pontos, dois atrás do líder São Paulo. O Palmeiras aparece em terceiro, com 59.

- Tudo que é mudado no transcorrer do campeonato leva a pensar [que acontece] em benefício a uma determinada equipe.

Genaro Marino ironizou e disse que também solicitará uma mudança no jogo entre Flamengo e Goiás, na 38ª rodada, no Maracanã (RJ).

- Na última rodada haverá Botafogo x Palmeiras e Flamengo x Goiás no Rio de Janeiro. Vamos pedir para a CBF colocar o jogo do Flamengo em Juiz de Fora [MG]

fonte: R7.com

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Marcos e Danilo estão liberados para enfrentar o Grêmio nesta quarta-feira


O Palmeiras poderá contar com o goleiro Marcos e com o zagueiro Danilo na partida contra o Grêmio, na próxima quarta-feira, no Estádio Olímpico, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O goleiro alviverde foi suspenso nesta segunda-feira por um jogo em julgamento no STJD, mas como já havia cumprido suspensão automática contra
o Fluminense, está liberado para atuar no meio de semana.

Já o zagueiro Danilo, que compareceu à sessão do julgamento, foi absolvido de denúncia que tentava enquadrá-lo, assim como o arqueiro, no artigo 254 (praticar jogo violento).

Ambos foram julgados por causa dos incidentes ocorridos no clássico contra o Corinthians, realizado no dia 1º de novembro, em Presidente Prudente (SP).

saiba mais

*Palmeiras descarta retorno de Cleiton Xavier e Maurício Ramos contra Grêmio
*Diego Souza diz que não adianta só torcer contra os outros na reta final
*Apesar de queda, Diego Souza avisa: ‘Não jogamos a toalha ainda’

Marcos foi expulso por cometer pênalti em Jorge Henrique (no vídeo acima), enquanto Danilo foi denunciado pela prova de vídeo por ter dado uma entrada forte no atacante corintiano. A jogada revoltou jogadores do Alvinegro, que reclamaram pelo fato do zagueiro não ter sido expulso pelo juiz Héber Roberto Lopes.

O diretor de futebol do Palmeiras, Savério Orlandi, ficou satisfeito com o resultado do julgamento.

- A defesa elaborou imagens com lances parecidos com o do Danilo. Ele foi penalizado (com cartão amarelo) no próprio jogo, e o Palmeiras está satisfeito com a decisão. Quanto ao Marcos, o Tribunal teve bom senso. Não teria por que deixá-lo fora por duas partidas - disse.

Caras e Bocas - Resumo

Pelópidas detona a bomba e destrói o bolo de casamento. Judith decide continuar a cerimônia mesmo quando Beth revela que tem um filho com Edgar.

Tatiana tira Beth da galeria para que o casamento continue. Pelópidas derruba o lustre sobre o juiz e consegue impedir que Judith se case. Ada insiste em fazer o teste e a dona da agência concorda.

Edgar não entende como Bianca conseguiu montar toda a confusão, mas Judith acha que foi vingança de Pelópidas. Nicholas descobre que terá que pagar a pulseira de Milena. Denis volta a pintar. Bianca pede que Espeto imprima a foto de Jandir com Judith para mostrar a Pelópidas. Piedade acha que Judith tem muitos defeitos para cuidar da empresa, mas Jacques a mantém na disputa.

Pelópidas conta a Bianca que foi Jandir quem botou o quadro falsificado no ateliê de Gabriel. Judith chama a polícia para tentar descobrir o paradeiro de Pelópidas. Bianca desmascara Jandir na frente de Gabriel. Dafne propõe a Jandir que confesse que agiu sob ordens de Judith, se quiser manter seu emprego.

Fabiano acompanha Ivonete e Valdemir até em casa e Adenor não gosta. Renan tenta fazer as pazes com Vanessa e a convida para viajar, mas Fabiano proíbe. Frederico vai visitar Socorro e fica sabendo que Gabriel fará outro exame de fertilidade.

Jandir procura Judith e faz chantagem para não denunciá-la. Nicholas vende as roupas de Milena para conseguir dinheiro. Frederico pede para Mercedes falsificar o exame de Gabriel. Dafne diz a Anita que irá ao médico para confirmar se está grávida. Gabriel vai fazer o exame e Mercedes planeja o golpe com a enfermeira da clínica.

domingo, 15 de novembro de 2009

NOTA DE FALECIMENTO


É com extremo pesar que o PORTAL SANTA LUZ, comunica o falecimento de um ilustre morador da cidade de Santa Luz, o senhor SADÓ DE SOUSA FERREIRA, irmão do saudoso ex-prefeito Tómas de Sousa Ferreira.

Com aproximadamente 92 anos, o sr. Sadó um dos mais velhos habitantes desta cidade, veio a óbito na noite do dia 14 de Novembro de 2009, por volta das 22:00 horas.

Lamentamos o ocorrido e oferecemos aos familiares nossas condolências, bem como nossos mais estimados préstimos.

PORTAL SANTA LUZ

sábado, 14 de novembro de 2009

Seleção para os Cursos Técnicos dos Colégios Agrícolas


A Coordenadoria Permanente de Seleção - Copese, publica o edital do Processo Seletivo para os Cursos Técnicos dos Colégios Agrícolas da UFPI. Para o ano letivo de 2010, os Colégios de Ensino Médio e Técnico das cidades de Teresina (CAT), Floriano (CAF) e Bom Jesus (CABJ) oferecerão 530 (quinhentos e trinta) vagas. Em caso de aprovação, somente terá direito à Matrícula aquele que comprovar documentalmente ter concluído o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, conforme o candidato esteja concorrendo aos Cursos Técnicos concomitantes com o Ensino Médio ou aos Cursos Técnicos subsequentes.

Do total de vagas oferecidas, 50% (cinquenta por cento), Curso a Curso, serão reservadas aos candidatos que tiverem cursado, INTEGRALMENTE EM ESCOLAS PÚBLICAS, o Ensino Fundamental, para os Cursos Técnicos Concomitantes com o Ensino Médio, e Ensino Médio para os cursos Técnicos subsequentes.

As inscrições serão realizadas no período de 16/11/2009 a 17/12/2009 somente via internet, através do site www.ufpi.br/copese. A Taxa de inscrição é de R$ 20,00 e pode ser paga até o dia 18/11/2009. Os candidatos que estudaram o Ensino Fundamental, Ensino Médio, integral e exclusivamente em Escolas Públicas, e que optarem por concorrer às vagas ofertadas pelo sistema de cotas terão redução de 50% (cinquenta por cento) no valor da taxa, pagando a quantia de R$ 10,00 (dez reais).

A prova será realizada no dia 17/01/2010, no horário das 08h00min às 11h30min, nas cidades de Teresina, Floriano e Bom Jesus e será constituída de 40 (quarenta) questões objetivas, cada uma com 05 (cinco) alternativas, envolvendo conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática.

Veja aqui o edital acessando o site:
http://www.ufpi.br/copesenovo/visualizar.php?id=52&parte=noticia

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Pesquisa:Sílvio 33%,JVC 26%, Wilsão 12%, A. José e M. Castro 9%


Veja os números da pesquisa de intenção de votos para governador realizada pelo jornal Meio Norte.

Pela primeira vez o atual prefeito de Teresina, Silvio Mendes (PSDB) aparece na frente, com 33,13% das intenções de votos. Quem perdeu a 'liderança' no ranking foi o senador João Vicente Claudino (PTB), agora em segundo lugar com 26,71%. Em terceiro lugar está o vice-governador Wilson Martins (PSB) ,com 12,57%.

Outro detalhe surpreendente da pesquisa: o secretário estadual de Educação Antonio José Medeiros, novo candidato petista, no lugar deo secretário de Fazenda Antonio Neto, apareceu na frente do deputado federal Marcelo Castro, candidato do PMDB. Medeiros surge com 9,75% das intenções de votos contra 9,05% para Castro.

O candidato Ismar Tavares (PCB) aparece com apenas 0,53% das intenções de voto. A opção 'Não Sabe ou não opina' obteve 5,18% e 'Nenhum nulo / branco' 3,08%. A pesquisa é de intenção de voto estimulada, onde são indicados os nomes dos possíveis candidatos. Foram ouvidos 1.138 eleitores com idade a partir de 16 anos em 56 municípios de todas as microrregiões do Piauí, e permite uma margem de erro de até 2,58% para mais ou para menos.

Atriz Mara Marzan, da Globo, morre de câncer no pulmão


A atriz Mara Manzan, de 57 anos, morreu de câncer no pulmão, nesta sexta-feira (13). Ela estava internada desde sábado (7) no Hospital Rio’s D’or, onde fazia tratamento. Sua última novela foi “Caminho das Índias”, como Ashima, uma indiana residente no Brasil.

Em abril de 2008, a atriz chegou a ser operada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para a retirada de um nódulo no pulmão. Dez anos antes, ela já havia retirado um tumor no útero.

A doença foi agravada, segundo ela mesmo dizia, por causa de um enfisema pulmonar causada pelo cigarro, que fumou durante 40 anos. Por causa do câncer, ela precisou deixar mais cedo a novela "Duas Caras", onde interpretava Amana, para ser operada, e depois, já em "Caminho das Índias", ficou algumas semanas afastada por causa da quimioterapia.

Esperança em blog

No último dia 5 de outubro, Mara escreveu um desabafo esperançoso em seu blog. “Hoje li uma frase do neguinho da beija-flor que valepara todos nós: a só da gente ter direito a vida, é o suficiente para viver sorrindo. Quero morrer bem velhinha, ver meus netos grandes e trazendo alegria ao meu coração para meus queridos fãs que estiveram o todo o tempo do meu lado”, dizia a atriz.

No mesmo site, ela conta que começou a carreira aos 17 anos, em São Paulo. Além das novelas já citadas, Mara participou ainda de "A Viagem", "Salsa e Merengue", "Pecado Capital", "O Clone" e "Senhora do Destino".

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Ex-prefeito de Currais é condenado por Improbidade Administrativa

O Ministério Público Federal obteve na Justiça a condenação do ex-prefeito do município de Currais, Julson Nélio de Lima Arantes Costa, por improbidade administrativa durante seu mandato entre os anos de 1996 a 2000.

A ação civil foi proposta em 2005 pelo MPF, através do procurador da República Marco Túlio Lustosa Caminha, em face da não prestação de contas do Convênio nº 1553/97 celebrado entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Prefeitura do município, em setembro de 1997. O convênio tinha por objetivo a manutenção de escolas públicas.

Segundo relatório da Tomada de Contas Especial do FNDE, Julson Costa não prestou contas em 2003, mesmo tendo sido notificado, o que constitui segundo o art. 11, inciso II, da Lei nº 8.429/92, ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições.

Com base nesses fato, a juíza federal Marina Rocha Cavalcanti Barros Mendes, da 5ª Vara Federal, condenou o ex-gestor à suspensão dos direitos políticos por 3 anos; o pagamento de multa civil no valor correspondente à remuneração percebida pelo agente e a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais, direta ou indiretamente pelo prazo de 3 anos.

fonte:45graus.com.br

AFTOSA: PIAUÍ CONTINUA NO RISCO DESCONHECIDO


Foi frustrante a reunião desta quinta feira no Real Pálace Hotel, onde o governo do Piauí esperava o anúncio de que o estado estaria fora do risco desconhecido da febre aftosa. Na reunião, o Secretário nacional de Agricultura comunicou que o estado vai ter que esperar mais um pouco, por que os levantamentos feitos até aqui não recomendam ainda, a saída do Piauí dessa categoria. Na ocasião, o governador Wellington Dias não escondeu sua frustração e até marejou os olhos numa demonstração clara de insatisfação.

O Piauí continua no risco desconhecido. No seu discurso, o governador Wellington Dias agradeceu o empenho de todos os piauienses, principalmente os criadores e das autoridades do setor no combate incansável a febre aftosa. Ele informou que tudo que tinha de ser feito, o governo fez, mesmo assim, ainda não conseguimos. “Mas não desanimamos, vamos continuar nessa luta e ainda seremos vencedores neste governo”, afirmou.

Outro que não escondeu sua decepção foi o vice-governador Wilson ,Martins um entusiasta do combate a febre aftosa, mas que saiu do encontro decepcionado. Para ele, “o governo cumpriu todas as metas exigidas para sair do risco desconhecido, mesmo assim, ainda não foi dessa vez. Vamos continuar trabalhando, vacinando até atingirmos o objetivo”, disse.

No encerramento da solenidade, o Secretário Nacional de Agricultura informou que, até o final do ano estará de volta a Teresina e quem sabe, trazendo a boa noticia. “Por enquanto, vamos continuar na mesma situação”, disse ele.

COMO FICA?
Com a decisão do Ministério da Agricultura em manter o,Piauí no “risco desconhecido da febre aftosa”, o estado fica impedido de exportar carne bovina. No próximo mês será realizada aqui na capital, a EXPOAPI – A feira Agropecuária de Teresina que deverá sofrer conseqüências com a ausência de grandes criadores e animais de elevada categoria.

Embargo inviabiliza estrada no sul do Piauí


O Ibama embargou, alegando falhas na licença ambiental, a obra de asfaltamento da rodovia BR-135, entre Bertolínea e Elizeu Martins, no sul do Piauí. E o pior aconteceu. O dinheiro, que estava na conta do DNIT, voltou ao Tesouro Nacional, sem perspectiva de nova liberação. Quem precisa da estrada para, por exemplo, escoar a safra da última fronteira agrícola do país, terá que seguir enfrentando lama no inverno e poaca no verão. É uma lástima.

fonte: cidadeverde.com

Santa Luz mais uma vez sofre com o descaso das autoridades.



A estrada asfaltada que ligaria as cidades de Caracol e Guaribas a BR 135, não passara mais por Santa Luz, segundo o deputado João de Deus (PT) anunciou no plenário da Assembleia Legislativa que o presidente Lula liberou R$ 29 milhões para o início das obras da estrada que liga Caracol a Guaribas.
O governador Wellington Dias confirmou que a Construtora Sucesso é a empresa responsável pela obra e deu um prazo de 30 dias para que o trabalho comece, sob pena de chamar a segunda colocada. Ao todo, serão cerca de 150 km partindo de Caracol até Bom Jesus, chegando à divisa da Bahia. O custo total fica na casa dos R$ 100 milhões. A estrada vai dar mais acessibilidade e facilidade no deslocamento naquela região.
fonte:180graus.com

Cidade polo do programa fome zero está abandonada


Batizada cidade-símbolo do programa do governo federal intitulado Fome Zero, o mais comentado programa social do primeiro governo Lula. Hoje está numa situação de abandono e sua população dependente do programa, à sorte do destino. A abrangência do Fome Zero em Guaribas é estarrecedora. Afinal, 77,3% da população recebem a Bolsa Família. Nem por isso a condição dos 4.334 habitantes do município melhorou. A evasão escolar é elevada, a saúde pública é precária, e inexiste saneamento básico. Ademais, a incipiente economia da região está estagnada, malgrado a renda advinda do programa social. Tais fatos só demonstram o quanto é urgente reavaliar esta forma assistencialista de transferir renda.

fonte:180graus

Ladrões Aterrorizam Sul do estado

Segundo informações de morradores de Cajazeiras zona rural de Santa Luz - PI, nessa ultima terça feira, a Igreja Católica da comunidade foi invadida por meliantes que se aproveitaram das más condições de segurança, e se evadiram com objetos da igreja entre eles o de mais valor um som que foi comprado com muito esforço pelos fieis. até o momento a policia local não tem pistas dos ladrões.

Na zona rural de Bom Jesus a 48 km de Santa Luz, vários produtores dos cerrados piauienses acionaram a polícia para denunciar a atuação de uma quadrilha na Serra do Quilombo e Laranjeira, no município de Bom Jesus. A quadrilha esta roubando veneno dos produtores e já causaram um prejuízo total de R$ 1 milhão. O presidente do Funcerrados, Antônio Ribeiro Neto, informou que pelo menos quatro fazendas já foram roubadas somente na cidade de Bom Jesus. De acordo com o presidente, os criminosos roubam o veneno – que um litro custa R$ 340,00 para vender na Bahia e Mato Grosso. Os produtores estão revoltados e exigem que a polícia desvende logo a quadrilha.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Policia tenta barra roubo de motos no sul do Piaui


Na cidade de Gilbués, distante 797 quilômetros de Teresina, a Polícia Militar faz varredura naquela cidade para coibir a venda indiscriminada de motos alienadas e roubadas que são vendidas naquela região a preços irrisórios.

Segundo informações colhidas pelo site Cidadeverde.com algumas motocicletas chegam a ser vendidas por menos de R$ 1000,00. Valores bem abaixo dos praticados no mercado.

De acordo com o tenente Welditon da Silva, delegado em Gilbués, em menos de dois anos a polícia já tirou de circulação 28 motos só naquela região. "São veículos roubados, com placas adulteradas e outros alienados. Numa cidade onde o poder aquisitivo é baixo, muitas pessoas possuem veículos caros, muitas vezes incompatíveis com a renda das mesmas", explica do delegado que enumera, ainda, muitas das dificuldades da polícia no combate a esse tipo de crime.

"Nós enfrentamos muitas dificuldades, em alguns casos, para retirar esses veículos de circulação nós precisamos de mandados judiciais, e estamos lutando para que as pessoas de boa fé não acabem comprando veiculos roubados, sem saberem que estão caindo em um golpe", diz Weldinton da Silva.

A polícia explica a maioria dessas motocicletas e automóveis irregulares que são vendidos em Gilbués são oriundos do Distrito Federal e outras regiões vizinhas. Recentemente, foi preso em flagrante Nilton Gama, por receptação de veículo automotivo roubado, um Pálio, de cor vermelha, cuja placa original era IKW 7882 e foi alterada para ser vendido posteriormente.

redacao@cidadeverde.com

Ex-prefeito de São Braz teve os direitos políticos suspensos

O ex-prefeito de São Braz do Piauí, Emílio de Farias Costa, foi condenado pela Justiça Federal em ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal no Piauí. De acordo com a ação, ajuizada pela procurador da República Carlos Wagner Guimarães, em 2005, o ex-gestor não prestou contas de recursos federais repassados ao município, em 1999, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola.

Emílio de Farias teve os direitos políticos suspensos por três anos; foi condenado ao pagamento de uma multa civil no valor correspondente à remuneração percebida pelo agente; teve decretada a perda da função pública (no caso de estar exercendo) e ficou proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, por idêntico prazo.

Na ação, o procurador da República Carlos Wagner Guimarães utilizou como prova o julgamento do Tribunal de Contas da União (TCU), Acórdão nº 1.915/2004, segundo o qual , em virtude da omissão no dever de prestar contas, foram julgadas irregulares as contas apresentadas pelo ex-gestor, condenando-o a devolver o dinheiro recebido, R$ 10.900,00, aos cofres públicos e ao pagamento de uma multa no valor de R$ 3.200,00. Entretanto, no Acórdão nº 3329/2006, o TCU deu provimento parcial a recurso de reconsideração interposto pelo ex-gestor para julgar as contas irregulares, fixando o débito, a título de ressarcimento, em R$ 2.700,00 e aplicando multa no valor de R$ 2.500,00.

Para o procurador da República, “houve ofensa aos princípios constitucionais da legalidade, da moralidade e da publicidade, uma vez que o ex-gestor não prestou contas satisfatoriamente da regular aplicação de parte dos recursos transferidos e quanto à outra parte, em que comprovou sua correta aplicação, o fez fora do prazo delimitado em lei”.
A juíza federal Marina Rocha Cavalcanti Barros Mendes, da 5ª Vara Federal do Piauí, entende que os atos praticados por agentes políticos estão submetidos à Lei de Improbidade Administrativa talvez até com mais intensidade e mais preocupação, justamente, porque em caso de mal gerenciamento dos recursos públicos, os danos são, em regra, de maior repercussão.

Fonte: MPF / PRPI

domingo, 8 de novembro de 2009

Norte do Estado Sofre Com Falta de Chuva


Pelo menos 100 municípios estão sofrendo os efeitos da seca no semiárido piauiense. Os prefeitos solicitaram mais de 30 mil cestas de alimentos para atender os reclames da população atingida pela estiagem. A Secretaria Estadual de Defesa Civil informou que vai distribuir 11,26 mil cestas de alimentos, bem abaixo da necessidade alegada pelas famílias nos municípios que decretaram estado de emergência.

Segundo dados da Fetag-PI (Federação de Trabalhadores em Agricultura do Piauí), o número de municípios prejudicados é de cerca de 110 municípios, mas nem todos decretaram estado de emergência, apesar das famílias estarem sendo prejudicadas no semiárido.

A Defesa Civil concluiu a primeira etapa de envio de alimentos às famílias nos 79 municípios que estão sofrendo os efeitos da seca e estiagem. Ao todo, foram enviadas 11.260 cestas de 26 Kg, cada uma, contendo leite, açúcar, feijão, arroz, macarrão, óleo de soja e farinha de mandioca.

O secretário estadual de Defesa Civil, Fernando Monteiro, garante que não faltarão alimentos para essas famílias e que a segunda etapa já está sendo providenciada junto à Defesa Civil Nacional. "Já solicitamos o envio de mais 30 mil cestas, quantidade considerada suficiente para atender os municípios em situação de emergência", diz.

Fernando Monteiro enfatiza que além do envio de alimentos, mais de 260 poços estão sendo perfurados e equipados na região do semiárido. "Esta é uma das ações mais importantes executadas pelo Governo do Estado, porque pretende minimizar o sofrimento das comunidades que, durante a seca, tem o carro-pipa como única fonte de fornecimento de água", explica. Desses, 100 poços estavam há muitos anos perfurados, mas sem utilização porque não haviam sido equipados, o que está sendo possível agora, através de um convênio entre Defesa Civil e Codevasf.

Dentro dessa ação, está a primeira etapa do Programa de Desmobilização da Rota de Carro-Pipa, com a perfuração de 103 poços em mais de 250 comunidades nos municípios de Itaueira, Canto do Buriti, Flores, Nova Santa Rita, Brejo, Tamboril, Pajeú e Ribeira do Piauí. Um investimento inicial de R$ 6,3 milhões.

A intenção é proporcionar melhoria e qualidade de vida a essas populações, "porque ao invés de as famílias ficarem esperando o carro-pipa chegar com a água, usarão o produto diretamente dos poços tubulares, através dos chafarizes ou das redes de abastecimento que já estarão implantadas em suas próprias comunidades", ressalta Fernando Monteiro.

Diário do Povo

“Vacine contra a aftosa, Abra as porteiras do agronegócio piauiense”.



É com esse chamado que a Agência de Defesa Agropecuária (Adapi) pretende fazer com que 100% do rebanho piauiense seja vacinado contra a febre aftosa. O lançamento da segunda etapa da campanha de vacinação aconteceu na manhã de ontem, na fazenda Itaguatins, Data Santa Rosa, Bairro Poti Velho. A vacinação é um dos requisitos para que o Piauí saia da situação de risco da febre aftosa.

Na campanha anterior, o Piauí vacinou 91,7% do rebanho de bovinos e bubalinos. No entanto, o Estado conseguiu vacinar outras 30 mil cabeças no período póscampanha, o que possibilitou que o Piauí alcançasse os 95% de vacinação.

Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Rubem Martins, os criadores já estão sensibilizados da importância de vacinar o rebanho contra a aftosa. “Os criadores já estão atendendo nosso chamado, por saber da importância da vacinação. O rebanho do Piauí já está sendo mais valorizado. E isso já está repercutindo positivamente com os criadores”, explica.

O diretor da Adapi, José Antônio Filho, lembrou que a meta é sempre alcançar os 100% de vacinação. Ele destacou que nos últimos anos o Estado vem alcançando resultados significativos na Defesa Animal.

“Na campanha passada, chegamos aos 91,7% de vacinação. O Piauí nunca tinha chegado a esse patamar. Esse é o sinal de que estamos no caminho certo”, diz, lembrando que, em 2007, o Piauí tinha vacinado 81% do rebanho. “O que significa um aumento de mais de 10%”, comemora.

Quem também tem muitos motivos a comemorar são os criadores. De acordo com Carlos Augusto (Caú), presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí, os criadores estão animados com os resultados da campanha e, cada vez mais, estão atendendo ao chamado e vacinando o rebanho. “Vamos nos mobilizar para alcançar os 100% e dar exemplo para os outros Estados. Durante a Expoapi e Teresina Agroshow, iremos colher os resultados no nosso esforço”, diz, entusiasmado.

O último caso de aftosa no Piauí foi constatado em 1997. De lá para cá, com a vacinação e outros mecanismos de defesa animal, o rebanho piauiense nunca mais foi atingido. “Mesmo se o vírus vier a entrar no Estado, com o rebanho vacinado, os criadores terão garantias de que ele não será contaminado. Já estamos há 12 anos sem registrar casos da doença e, estamos avançando nesse sentido”, pontua José Antônio Filho, lembrando que para a segunda etapa da campanha estão sendo investidos R$ 500 mil.

Fonte: Jornal Meio Norte

Senador JVC defende o Piaui


O senador João Vicente Claudino anunciou para a próxima semana discurso em defesa do Piauí fora do risco desconhecido da febre aftosa. Na segunda-feira, 9, em Teresina, o diretor-geral da ADAPI (Agência de Defesa Agropecuária do Piauí), José Antônio Filho, repassará ao senador todas as informações sobre as ações do governo na área de sanidade animal. Começa o imprescindível esforço político concentrado junto ao Ministério da Agricultura, órgão responsável para credenciar o Piauí como Estado fora do tal risco desconhecido da doença. Seria importante que o gesto do senador fosse seguido por todos os integrantes da bancada piauiense no Congresso Nacional. A questão não é de governo, e sim de Estado. O Piauí já fez o dever de casa.

Flamengo é 3ª no G4


Pode ter faltado a técnica mais refinada dos tempos de Zico e Reinaldo. Mas a partida teve outros ingredientes de um revival dos anos 80 - com o adicional de um gol olímpico. Atlético-MG e Flamengo repetiram a forte tensão da bela rivalidade e, sobretudo, a emoção. E diante de um Mineirão lotado, mas não na totalidade dos 64.800 ingressos vendidos - pouco mais de 1.000 ficaram nas mãos dos cambistas -, a equipe rubro-negra obteve vitória importante na luta pelo título brasileiro ou por vaga na Libertadores.

O triunfo por 3 a 1 - gols de Petkovic, Maldonado e Adriano, com Ricardinho marcando o do time mineiro - faz o time ultrapassar o Galo na tabela. Agora com 57 pontos, está em terceiro lugar na tabela. O Atlético-MG, com a derrota, cai para o quarto lugar, com 56.pontos.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Mais de 3 mil pessoas visitaram o semitério publico de Santa Luz.





Seguindo a tradição do Dia de Finados, o movimento no cemitério público de Santa Luz foi intenso durante a tarde de hoje (2). Devido as pescimas condições do cemiterio os familiares de pessoas ali sepultadas se organizaram e fizeram uma pequena limpeza nos aredores dos túmulos, para melhor poder acender as velas e receber os visitantes.
Mas esses transtornos não desmotivou a população da cidade e região, que compareceu para prestar as suas homenagem aos entes queridos.
O cemitério da cidade, deve receber pelo menos 3 mil pessoas. O local mais visitado foi a Cruz dos finados(também conhecido como cruzeiro,foto 01), pois alguns visitantes não conseguiram encontrar os tumulos de seus familiares.
O pároco Padre Benedito, celebrou a missa em homenagem aos mortos na Igreja da comunidade.

ORIGEM DO DIA DE FINADOS


O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.

É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.

Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

domingo, 1 de novembro de 2009

Presidente Lula vem ao Piaui e visitara Guaribas.

O governador Wellington Dias anunciou na última sexta-feira (30), em reunião com o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, em Brasília, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende voltar ao Piauí até fevereiro do próximo ano.

Wellington explicou que durante o encontro que teve com o presidente nas obras de transposição do rio São Francisco, em Pernambuco, Lula demonstrou interesse em ir ao município de Guaribas, um dos pilotos do programa federal Fome Zero. A presença de Lula em solo piauiense pode ser adiantada para o dia 10 de novembro.

Ele viria dar a ordem de serviço para as obras de construção da BR-235, ligando Guaribas até a cidade de Caracol. A última vez que o presidente esteve no Piauí foi em maio, visitando os desabrigados das enchentes no Estado. Na ocasião, o governador também convidou Patrus Ananias para integrar a comitiva que virá ao Estado. Na reunião, o ministro confirmou presença e garantiu, ainda, a renovação do programa do leite no Piauí. O programa contará com investimentos da ordem de R$ 11,5 milhões, sendo R$ 10 milhões diretamente do Ministério.

fonte: Jornal Meio Norte