segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Lagoa Santa Pede Socorro e o Povo Grita “Revitalização Já”.













Ao longo dos anos, toda a área do município de Santa Luz vem sofrendo grande degradação ambiental, isso está visível a todos e já se tornou normal, como por exemplo, a derrubada e queimada de matas nativas para o plantio (arroz, milho, feijão e pasto para o gato), tudo isso acarreta sérios problemas como a redução do volume de água das nascentes (olho d´agua) e o assoreamento dos riachos, tanques e da nossa querida Lagoa, que durante muito tempo foi considerada santa pelos moradores, hoje tem sua estrutura e sua beleza seriamente comprometida.

Como já falei inúmeras vezes aqui no meu blog (www.portalsantaluz.blogspot.com), o município de Santa Luz, não possui rede de esgoto e como a lagoa tem uma ligação com a cidade, boa parte do lixo e águas poluídas acabava chegando a mesma, mais para todo problema vê-se uma luz no fim do túnel, vários moradores já se conscientizaram do problema e estão criando além das fossas sépticas, estão construindo sumidouros para dar fim a água suja da rede de esgoto domestico de suas residências e comércios.

De contra partida a prefeitura municipal contribui com a coleta do lixo domestico, não diariamente como se espera, mais três vezes por semana, já é o começo.

Com isso na época do inverno, a água das chuvas que escorre pelas ruas, não leva muito lixo para a lagoa como era de costume se ver ano após ano.

A lagoa de Santa Luz, não é apenas um ponto turístico do município, mas também é uma forma de ganhar o pão de cada dia para varias famílias, podemos constatar que nós arredores da lagoa, várias pessoas, trabalham fazendo artesanalmente telhas, tijolos, potes, tigelas e panelas de argila.

Para alguns artesãos o trabalho ao lado da lagoa vai acabar se não houver algum projeto para revitalizá-la, pois em alguns pontos não enche mais. Este ano os artesãos tiveram que trazer água de suas casas para continuar o trabalho, pois a lagoa secou, além do problema da falta de chuva, a lagoa esta tomada por areia, mato, entulho e em alguns pontos criadores de gado cercaram o seu leito para dar água ao rebanho.

Segundo o vereador Odinê Leal (PR), o Vereador Natim (PT) lançou um projeto na câmara de vereadores de revitalização da lagoa mais até o momento nada foi feito de verdade, está apenas no papel, Odinê confidenciou ao Portal Santa Luz que o projeto não foi sancionado pelo prefeito, o projeto inicialmente era de R$ 30.000,00 o qual a prefeitura municipal entraria apenas com R$ 9.000,00 o resto sairia de outros programas do Governo Federal e Estadual, mesmo assim a Prefeitura não teria condições de entrar com o valor.

Pedimos ao senhor prefeito José Lima de Araújo, que olhe com bons olhos para a nossa lagoa, e não deixe esse patrimônio histórico e cultural do município desaparecer.

sábado, 23 de outubro de 2010

I Feira de Conhecimento da Rede Municipal de Ensino de Santa Luz - PI.










Prefeito José Lima visitando as barracas dos alunos.





Quele Lanches (Caldos, Cachorro Quente e Espetinho)





Mediador do Selo UNICEF José Evangelista.
Prof. Delsirene


Ver. Natim
Pref. José Lima de Araújo.
Sec. de Agricultura Francivaldo Gomes.
Sec. de Educação Maria de Fatima.


A população de Santa Luz prestigiou ontem (22/10/2010), a I Feira de Conhecimento da Rede Municipal de Ensino, que teve como tema central “Os Avanços tecnológicos e a Preservação Ambiental”. A Feira foi realizada no centro da cidade e permanecera aberta das 18h00m as 22h00m.

Segundo os organizadores, o evento só foi realizado graças a uma parceria da Prefeitura de Santa Luz com a Séc. de Educação Municipal, por intermédio da Secretaria Maria de Fátima que buscou tanto o apoio das demais secretarias do município, como de prefeituras das cidades circunvizinhas.

A população teve a oportunidade de conhecer os experimentos científicos desenvolvidos pelos os alunos, bem como conhecer um pouco das descobertas e avanços tecnológicos.

O prefeito José Lima de Araújo acompanhado da primeira dama Aparecida Dias prestigiou o evento e visitou os 13 estandes dos expositores. Tanto o prefeito como a primeira dama enalteceu a realização da feira, destacando a oportunidade de mostrar para a comunidade a capacidade que as nossas crianças tem de desenvolver, organizar e expor os seus projetos com muita desenvoltura, desde os alunos da Creche Municipal Menino Jesus (3 a 6 anos) até o EJA (16 a 22anos), “podemos sentir que essas crianças tendo um pequeno apoio vão longe” falou o Prefeito José Lima.

“A I Feira de Conhecimento servirá para estimular o estudante a investir no campo do conhecimento e da pesquisa. Quem sabe, a partir de iniciativas como essa, possamos despertar o interesse dos alunos na aplicação dos seus conhecimentos na produção científica, não só em beneficio do nosso município mais de todo o Brasil”, observou a Secretaria de Educação Maria de Fátima.

“Dos temas abordados na feira, o que mais me chama a atenção é a consciência Ambiental que essas crianças tem, elas em casa é claro que vão tentar mudar o pensamento dos pais e demais familiares pelo que já vem acontecendo na nossa cidade, hoje o que vemos são pequenos focos de incêndio tomando conta dos nossos campos e chapadas, mostrando para a criança na escola que esse tipo de coisa é errado ela poderá e vai modificar o pensamento dos adultos a favor do meio Ambiente” disse o Séc. de Agricultura Francivaldo Gomes.

“Podemos ver o quando essas crianças estão se esforçando para mostrar os resultados das pesquisas realizadas, sobre o método utilizado e ainda tirando as dúvidas da população a cerca dos temas apresentados, isso é gratificante” ressaltou o Mediador do Selo UNICEF do município José Evangelista.

Certamente mais de 1.500 pessoas passaram pela I Feira de Conhecimento e sem sombra de duvida, saíram pensando como será a II Feira de Conhecimento.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Cidade a Mercê de Gangues e Criminosos.


Mais uma vez a história se repete. Santa Luz (a 509 km de Teresina), considerada uma das cidades mais pacatas da região, volta a contabilizar assaltos, vandalismo e tentativas de homicídio. As principais vítimas deste sistema de segurança pública completamente ultrapassada do nosso município são os comerciantes e jovens da zona urbana e rural.

Não conto às vezes que mostrei em meu blog (www.portalsantaluz.blogspot.com), como nos sites de noticias o qual sou colunista, o quanto Santa Luz, está entregue as moscas em relação a Segurança Publica, o poder executivo e legislativo do município que com certeza sabe o que está acontecendo, tenta varrer os acontecimentos criminais para debaixo do tapete para não afugentar os seus futuros eleitores, enquanto isso a cidade acaba ficando a mercê dos criminosos. Sem policiamento efetivo e preventivo, não há a menor condição de resolver esse grave problema.

Promessas no vazio

Na campanha para a Prefeitura Municipal de Santa Luz, o atual prefeito José Lima de Araújo, prometeu diversas ações para conter o índice de violência que vem assolando o município.

Dentre as promessas que chamaram a atenção, estavam a de intervir junto à Secretaria de Segurança Pública do Estado, para pedir mais policiais para o município que hoje chega a 6 mil habitantes, e só conta com 2 policiais (um Delegado e um Soldado).

Ontem (22/10/2010) uma senhora que não se identificou com medo de represarias, enviou uma carta a uma rádio local pedindo ajuda, para que a policia da cidade de Bom Jesus venha a intervir na comunidade de Cajazeiras (zona rural de Santa Luz, próximo a BR 135), pois a mesma está sendo controlada por gangues armadas, no final de semana a policia chega as 20:00 e sai as 23:30, após a saída dos policias os meliantes fazem a festa.

Até quando iremos conviver com esses vândalos e criminosos, ainda tem uns e outros puxa sacos, que dizem que são fatos isolados, coisa natural de uma cidade que está em desenvolvimento. Se isso é desenvolvimento prefiro que a minha cidade fique como estava a 10 ou 14 anos atrás, o qual podíamos dormir com as portas e janelas abertas, e a violência que se via era apenas jovens roubando galinha e algum bêbados bagunçando nas portas de boteco.

Desse tipo de desenvolvimento que vem acontecendo em Santa Luz, ESTOU FORA.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

HINO DO PIAUÍ


(Letra: Antonio Francisco Da Costa e Silva/ Música: Firmina Sobreira Cardoso)

Salve! terra que aos céus arrebatas

Nossas almas nos dons que possuis:

A esperança nos verdes das matas,

A saudade nas serras azuis.


Piauí, terra querida,

Filha do sol do equador,

Pertencem-te a nossa vida,

Nosso sonho, nosso amor!

As águas do Parnaíba,

Rio abaixo, rio arriba,

Espalhem pelo sertão

E levem pelas quebradas,

Pelas várzeas e chapadas,

Teu canto de exaltação!


Desbravando-te os campos distantes

Na missão do trabalho e da paz,

A aventura de dois bandeirantes

A semente da Pátria nos traz.


Piauí, terra querida,

Filha do sol do equador,

Pertencem-te a nossa vida,

Nosso sonho, nosso amor!

As águas do Parnaíba,

Rio abaixo, rio arriba,

Espalhem pelo sertão

E levem pelas quebradas,

Pelas várzeas e chapadas,

Teu canto de exaltação

Sob o céu de imortal claridade,

Nosso sangue vertemos por ti,

Vendo a Pátria pedir liberdade,

O primeiro que luta é o Piauí.


Piauí, terra querida,

Filha do sol do equador,

Pertencem-te a nossa vida,

Nosso sonho, nosso amor!

As águas do Parnaíba,

Rio abaixo, rio arriba,

Espalhem pelo sertão

E levem pelas quebradas,

Pelas várzeas e chapadas,

Teu canto de exaltação


Possas tu, no trabalho fecundo

E com fé, fazer sempre melhor,

Para que, no concerto do mundo,

O Brasil seja ainda maior.


Piauí, terra querida,

Filha do sol do equador,

Pertencem-te a nossa vida,

Nosso sonho, nosso amor!

As águas do Parnaíba,

Rio abaixo, rio arriba,

Espalhem pelo sertão

E levem pelas quebradas,

Pelas várzeas e chapadas,

Teu canto de exaltação


Possas Tu, conservando a pureza

Do teu povo leal, progredir,

Envolvendo na mesma grandeza

O passado, o presente e o porvir.

Reportagem feita pelo Portal Santa Luz tem efeito positivo.


Caros leitores, aqui no Portal Santa Luz não tem essa de partido A, B ou C, quando tem que reclamar nós reclamamos, mas também temos a humildade de saber à hora de parabenizar os feitos do poder publico municipal.

O Portal Santa Luz, vinculou uma reportagem(29/08/2010), mostrando a situação da iluminação publica municipal, que estava precária, somente as ruas do centro da cidade estavam iluminadas, as digamos “ruas desfavorecidas” estavam completamente as escuras.

Na data atual podemos constatar que foram feitos alguns reparos, as ruas que estavam às escuras hoje boa parte já recebeu refletores (recondicionados) e lâmpadas novas.

Estaremos de olho, tanto nas mazelas como nos benefícios, efetuados pelos gestores públicos de Santa Luz.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Homenagem ao Dia do Professor...




Homenagem Ao Professor!

Como posso esquecer,
De um amigo,
Que nos ensinou desde pequeninos,
Como eu posso homenagiar,
Essas pessoas que dedicam o tempo, a ensinar.

O tempo passa rapido,
Que agente nem percebe,
Mais lembramos bem, aquela pessoa que merece,
Professor amigo, Professor irmão,
Esquecendo as brigas, esquecendo as discursão.
Pois cada atenção que dedicastes,
Não deixarei escapar não!
Porque você é amigo,
E amigo damos atenção,
Amigo guardamos no coração.

Vamos cultivar a esperança,
De acordo com a biologia,
Vamos conjugar a felicidade,
De acordo com o português,
Vamos multiplcar o respeito,
De acordo com a matemática,
Mais não podemos evitar a saudade,
Porque te guardarei para todo sempre.

site:recanto das letras