sábado, 5 de dezembro de 2009

Poço Violeto Sinônimo de Beleza e Desperdicio.




O Poço Violeto, a 40 km de Cristino Castro, no sul do Piauí, jorra água há 33 anos. Ele foi perfurado para atender a estudos da antiga Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM) sobre os parâmetros hidrodinâmicos do lençol freático do Vale do Gurguéia. O poço continua jorrando, pelo menos nos finais de semana, só atinge agora 28 metros de altura. Serve ao ex-vereador de Cristino Castro Antônio José Cruz, que se tornou um empresário do ramo turístico.

A churrascaria Poço do Violeto deu início a essa tentativa de criar um ambiente turístico ao redor. Depois veio a piscina de águas térmicas e sulforosas. Cavado a uma profundidade de mil metros, a água chega à superfície com 30º de temperatura. ?E tem enxofre, bom para a pele?, explica Antônio José Cruz.
Aqui vem pessoa de hábitos simples, que de vez em quando, embriagada, dá um trabalho danado, mas tudo acaba bem.

"Tem muito pé inchado aqui? diz, referindo-se aos beberrões do Poço Violeto.

Os empreendedores querem alcançar, o mais sofisticado, mais exigente com o lugar e o serviço prestado. O projeto é construir uma pousada e uma nova piscina térmica isolada dos ?pés inchados?, que só terão acesso ao próprio Poço Violeto e à gradeada piscina.

Nada melhor do que aproveitar esse símbolo de beleza para o turismo. Mas tudo parece progredir sem profissionalismo, do jeito que o dinheiro de cada um der. Até onde a sociedade agüentar. Antônio José reconhece que sua atividade não leva em consideração visibilidade, treinamento e conforto.

O Governo do Estado do Piauí e o Governo Federal estariam devendo uma visita ao Poço Violeto para, inclusive, dar um rumo à sua potencialidade turística. A 200 km do Parque Nacional da Serra da Capivara, Antônio José calcula bem: A serra e o poço poderiam fazer parte de um complexo turístico do sul do Piauí. Mas tem que ter apoio. Prometeram passar aqui depois do lançamento do Fome Zero e nunca mais.

O Violeto tem tudo para ser uma Caldas Novas (cidade goiana conhecida pelas suas águas termas).

fonte: acessepiaui.com

5 comentários:

  1. O poço violeto é simplisnente um orgulho para os piauienses!

    ResponderExcluir
  2. E uma vergonha total p/o país tanta água estruindo. E tantas pessoas precisando!e Piauí e brazil,

    ResponderExcluir
  3. A água do poço violeto não é própria para o consumo humano, tem um grande percentual de enxofre (água salgada, salobra)Tecnicamente, considera-se água salobra a que possui entre 0,5 e 30 gramas de sal por litro.

    ResponderExcluir
  4. poço violeto muito bonito tinha que ser mais limpo e organisado por ser um ponto turistico tao faladopor ser uma piauiense tive vergonha quando passei por la

    ResponderExcluir
  5. poço violeto muito tinha que ser mais limpo e organisado por ser um ponto turistico tao falado tive vergonha quando passei la por ser uma piauiense

    ResponderExcluir

Prezado leitor ao deixar seu comentario favor identificar-se.

Sr. Nerys