terça-feira, 21 de julho de 2009

Rio Gurguéia o maior afluente do rio Parnaíba



O rio Gurguéia é o maior afluente do rio Parnaíba pelo lado direito, nasce no município de Corrente, na cota de 500 m, entre as serras de Alagoinhas e SantaMaria. No trecho inicial o rio é intermitente e se torna perene a partir do km 82. Sua extensão total é de cerca de 532 km.
- O rio Gurguéia é alimentado por poucos afluentes entre ele destacamos os rios Paraim, Curimatá, Fundo, Corrente, Canhoto e Esfolado e os riachos da Tábua e de Santana.
A bacia do rio Gurguéia apresenta predomínio do cerrado. Também estão presentes extensas áreas de caatinga, especialmente na região do Alto Gurguéia, e ainda pequenas áreas de contato caatinga/cerrado. A bacia abrange, total ou parcialmente, 33 municípios: Cristalândia do Piauí, Corrente, Sebastião Barros, Parnaguá, Júlio Borges, Avelino Lopes, Gilbués, Curimatá, São Gonçalo do Gurguéia, Riacho Frio, Redenção do Gurguéia, Morro Cabeça no Tempo, Bom Jesus, Santa Luz, Guaribas, Currais, Cristino Castro, Palmeira do Piauí, Uruçuí, Alvorada do Gurguéia, Manoel Emídio, Colônia do Gurguéia, Pavussu, Bertolínia, Eliseu Martins, Canavieira, Itaueira, Floriano, Sebastião Leal, Landri Sales, Jerumenha, Canto do Buriti e Monte Alegre do Piauí.

FONTE: www.pi.gov.br

Um comentário:

Prezado leitor ao deixar seu comentario favor identificar-se.

Sr. Nerys