quarta-feira, 8 de julho de 2009

São Raimundo Nonato ganha status e referência mundial em arqueológia



O Estado do Piauí entrou para a História Contemporânea do Brasil por primeiro sediar um Congresso Internacional de Arte Rupestre. O Piauí ganha o status de referência mundial por ser o berço e origem do homem no continente americano, elevando dessa maneira um potencial econômico, cultural e artístico, proporcionando, a partir de agora, emprego e renda para os moradores da microrregião de São Raimundo Nonato.
Para Niède Guidon, o evento é um “ponto de transição” na história de São Raimundo Nonato e do Piauí. O Global Rock Art é um coroamento de 38 anos de pesquisa e preservação dos sítios arqueológicos da região. “Foram 26 anos de pesquisas e mais 12 tentando fazer com que essa imensa riqueza fosse preservada”.
O governador Wellington Dias declarou que este é “um grande momento para o mundo e para o Brasil. Especialmente para nós, nordestinos, é uma honra receber esse evento aqui no Piauí. É a primeira vez que esse evento ocorre no Brasil, um evento que pode dar um passo importantíssimo para o mundo, recontando a própria pré-história da ocupação do planeta terra ao longo dos anos. É uma oportunidade de podermos trocar ideias sobre diversos temas.”
O Congresso Internacional de Arte Rupestre foi uma oportunidade para discutir a importância dos antepassados, a partir das inscrições rupestres, e sobre estudos arqueológicos que ajudam a entender o fenômeno das mudanças climáticas, que não é atual, mas da própria evolução planetária e que vem acontecendo há milhões de anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor ao deixar seu comentario favor identificar-se.

Sr. Nerys