quarta-feira, 23 de junho de 2010

Arraia 2010 da Escola Iraci Barros.






















Há cerca de duas décadas atrás Santa Luz era considerada uma cidade impar em termos de religiosidade e tradições Culturais, podia-se notar que no mês de junho época cheia de comemorações, como os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro, a cidade mudava sua paisagem podia se ver o capricho nos enfeites das ruas com Bandeirolas, Fogueiras, Rodas de São Gonçalo, Pau-de-cebo, comidas típicas e novenas em homenagem aos três Santos. Mas todas essas culturas regionais com o passar do tempo foram sendo esquecidas.

O Corpo docente da Escola Professora Iraci Barros Pinto, representado pelo seu diretor Francisco Martins Leal, Resolveu não mais compactuar com esse descaso, e mais uma vez arregaçou as mangas e partiu para o ataque ao esquecimento das tradições culturais de Santa Luz, com a ajuda de diversos patrocinares foi realizado na noite de ontem (22/06), um belíssimo Arraia, retrato das festas Juninas autenticas.

Após a abertura do evento o diretor Francisco, e as professoras Ildêne e Siraiane prestaram uma singela homenagem à professora Francisca Magnólia F. Silva Barbosa, que se aposenta no final deste ano letivo, a professora receberá diversos presentes, mais um em especial lhe emocionou bastante, uma cesta de flores recebida das mãos de seu sobrinho, ex-aluno e hoje um educador de grande prestigio, o professor José de Arimateas. Ainda visivelmente emocionada a professora Magnólia em seu breve discurso agradeceu a todos os colegas de profissão, sendo alguns seus ex-alunos, agradeceu aos seus antigos mestres, amigos que lhe ajudaram na sua época de estudante e a seus familiares, ao encerar a professora dedicou algumas palavras aos pais e alunos presentes.

O Arraia 2010 da Escola Iraci Barros, proporcionou aos seus visitantes ampla diversão durante o evento, com apresentação de quadrilhas juninas como; Mistura Louca (Santa Luz) e Furação (Cristino Castro), concurso do casal caipira, apresentação de dança, a morte do pato, pau-de-cebo e outras. Segundo os próprios visitantes a parte do evento que mais gostaram foi as quadrilhas juninas e a barraquinha de comidas típicas, a procura foi tanta que em menos de 2 horas, já não se encontrava quase nada, porém a procura ainda era grande por bolos de milho, Maria Izabel, Canjica, doces, galinha caipira com pirão e etc. Um festival de sabores.

O evento foi um sucesso, o Diretor Francisco Martins Leal (chico), agradeceu o empenho árduo e a criatividade dos professores, funcionários, amigos da escola e alunos, que contribuíram para a magnífica festa que se tornou o Arraia 2010 da Escola Iraci Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor ao deixar seu comentario favor identificar-se.

Sr. Nerys