quarta-feira, 26 de maio de 2010

Surge no Piauí o maior parque de caatinga do Brasil.



O Parque Nacional da Serra das Confusões, no Piauí, vai anexar 300 mil hectares de terra a partir de março, tornando-se a maior área de preservação de caatinga no Brasil.serão mais de 802 mil hectares de um bioma único no mundo.

A área a ser incorporada é a da Serra Vermelha, uma grande chapada de 4.900 km quadrados que abriga água que não se vê. Estão nela as nascentes do Rio Piauí, onde a água só corre nos períodos de chuva, e do Rio Itaueira, onde a calha, sempre seca, forma um corredor de absorção de toda a chuva que cai na região.

Sem que se aviste a olho nu, este rio sem água abastece aquele que é um dos maiores lençóis freáticos do país, o do Vale do Gurgueia, e grandes lagoas piauienses, como a Lagoa do Rio Grande.

O Parque Nacional da Serra das Confusões abrange atualmente, com seus 502.411 hectares, terras de sete municípios - Jurema, Tamburil do Piaui, Canto do Buriti, Alvorada do Gurgueia, Cristino Castro, Bom Jesus e Guaribas.

Com a nova área a ser anexada, serão incorporadas partes dos municípios de Bom Jesus(o maior doador de terra para a ampliação) e Santa Luz.

(Fonte: SNN Notícias e 180graus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor ao deixar seu comentario favor identificar-se.

Sr. Nerys