segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ele é o cara: Acordo é vitória da diplomacia diz Lula



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como "uma vitória da diplomacia" o acordo mediado por Brasil e Turquia em que o Irã se comprometeu a enviar urânio para fora de seu território para obter em troca urânio com maior grau de enriquecimento, em uma aparente concessão aos apelos da comunidade internacional em relação a seu programa nuclear.

Durante seu programa semanal Café com o Presidente, transmitido pela Rádio Nacional na manhã desta segunda-feira, Lula, que visitou Teerã, se disse "feliz" com o acordo e afirmou que ele mostra que o diálogo "é possível".

"Ontem (domingo) fiquei muito feliz porque foi uma vitória da diplomacia. Quando os diplomatas se reúnem em torno de uma causa séria e têm o apoio dos seus presidentes, a coisa acontece", disse.

O presidente ainda afirmou que o Brasil "teve um papel importante" para que o acordo fosse alcançado.

Pelos termos do acordo, o Irã deve enviar 1,2 tonelada de urânio de baixo enriquecimento (3,5%) para a Turquia em troca de combustível para um reator nuclear a ser usado em pesquisas médicas em Teerã.

O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, por sua vez, afirmou que a posição do bloco em relação ao Irã não muda com o acordo.

"A posição da União Europeia é conhecida há meses e não mudou. Estamos preocupados com o programa nuclear do Irã. O Irã precisa dar garantias à comunidade internacional sobre as intenções de seu programa nuclear", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor ao deixar seu comentario favor identificar-se.

Sr. Nerys