segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Lagoa Santa Pede Socorro e o Povo Grita “Revitalização Já”.













Ao longo dos anos, toda a área do município de Santa Luz vem sofrendo grande degradação ambiental, isso está visível a todos e já se tornou normal, como por exemplo, a derrubada e queimada de matas nativas para o plantio (arroz, milho, feijão e pasto para o gato), tudo isso acarreta sérios problemas como a redução do volume de água das nascentes (olho d´agua) e o assoreamento dos riachos, tanques e da nossa querida Lagoa, que durante muito tempo foi considerada santa pelos moradores, hoje tem sua estrutura e sua beleza seriamente comprometida.

Como já falei inúmeras vezes aqui no meu blog (www.portalsantaluz.blogspot.com), o município de Santa Luz, não possui rede de esgoto e como a lagoa tem uma ligação com a cidade, boa parte do lixo e águas poluídas acabava chegando a mesma, mais para todo problema vê-se uma luz no fim do túnel, vários moradores já se conscientizaram do problema e estão criando além das fossas sépticas, estão construindo sumidouros para dar fim a água suja da rede de esgoto domestico de suas residências e comércios.

De contra partida a prefeitura municipal contribui com a coleta do lixo domestico, não diariamente como se espera, mais três vezes por semana, já é o começo.

Com isso na época do inverno, a água das chuvas que escorre pelas ruas, não leva muito lixo para a lagoa como era de costume se ver ano após ano.

A lagoa de Santa Luz, não é apenas um ponto turístico do município, mas também é uma forma de ganhar o pão de cada dia para varias famílias, podemos constatar que nós arredores da lagoa, várias pessoas, trabalham fazendo artesanalmente telhas, tijolos, potes, tigelas e panelas de argila.

Para alguns artesãos o trabalho ao lado da lagoa vai acabar se não houver algum projeto para revitalizá-la, pois em alguns pontos não enche mais. Este ano os artesãos tiveram que trazer água de suas casas para continuar o trabalho, pois a lagoa secou, além do problema da falta de chuva, a lagoa esta tomada por areia, mato, entulho e em alguns pontos criadores de gado cercaram o seu leito para dar água ao rebanho.

Segundo o vereador Odinê Leal (PR), o Vereador Natim (PT) lançou um projeto na câmara de vereadores de revitalização da lagoa mais até o momento nada foi feito de verdade, está apenas no papel, Odinê confidenciou ao Portal Santa Luz que o projeto não foi sancionado pelo prefeito, o projeto inicialmente era de R$ 30.000,00 o qual a prefeitura municipal entraria apenas com R$ 9.000,00 o resto sairia de outros programas do Governo Federal e Estadual, mesmo assim a Prefeitura não teria condições de entrar com o valor.

Pedimos ao senhor prefeito José Lima de Araújo, que olhe com bons olhos para a nossa lagoa, e não deixe esse patrimônio histórico e cultural do município desaparecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor ao deixar seu comentario favor identificar-se.

Sr. Nerys