quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Descoberta de esqueletos na Serra das Confusões no Piauí pode mudar a pré-história




Novas possibilidades de conhecimento da pré-história brasileira começam a ser exploradas no sertão do Piauí. Não se trata do mundialmente famoso Parque Nacional Serra da Capivara, onde a arqueóloga Niéde Guidon estabeleceu suas teorias sobre a origem do homem no continente americano. Mas do vizinho e menos divulgado Parque Nacional Serra das Confusões, considerado a maior reserva de caatinga do Brasil.
Também dotado de cavernas e paredões rochosos, o parque da Serra das Confusões era conhecido por ter inúmeros sítios arqueológicos que, em virtude dos acessos difíceis e das jornadas desgastantes pelo terreno acidentado sob sol escaldante, se mantiveram intocados pelos pesquisadores.
Agora, a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), que atua na Serra da Capivara, abriu ali duas frentes de trabalho. Foram encontrados esqueletos humanos, adornos, instrumentos do cotidiano e pinturas rupestres com idades variando entre 3.900 e 6.900 anos. “Nosso objetivo é desvendar e conhecer a identidade desses grupos”, afirma a arqueóloga Gisele Daltrini Felice.
Dos 150 sítios pré-históricos da Serra das Confusões, recém-cadastrados no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Toca do Enoque e a Toca do Alto do Capim foram as escolhidas para passarem pelos processos de escavação e datação dos vestígios.
Na Toca do Enoque, os pesquisadores encontraram sepulturas ao lado de um pequeno grupo de pinturas rupestres. Os desenhos já eram conhecidos, apesar de ainda não estudados. A novidade foi o encontro de duas covas com esqueletos. Uma delas contém dez ossadas com grande quantidade de adornos, como colares de sementes e ossos, sendo que os adultos estão dispostos em uma parte mais alta da cova. Na outra há os restos mortais de apenas uma pessoa.

Fotos: Fumdham
Fonte: Editora Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor ao deixar seu comentario favor identificar-se.

Sr. Nerys