sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Piauiense prova que recebel Nobel da Paz por atuação na Palestina


O ex-combatente Cipriano Ferreira da Silva, 74 anos, piauiense de Valença, é um dos únicos cidadãos do estado a ter recebido o Prêmio Nobel da Paz, uma distinção que o coloca em situação de igualdade com grandes personagens do mundo, a exemplo de Madre Teresa de Calcutá, Nelson Mandela, Martin Luther King e mais recentemente o presidente americano Barack Obama.

Ele serviu na Força de Emergência da ONU – Organizaçao das Nações Unidas, sob o comando de Iracildo Figueiredo Pessoa. A premiação foi concedida em 1988, segundo informaçoes do homenageado. Juntamente com seus companheiros da epoca ele está lutando junto ao Congresso pelo reconhecimento de aposentadoria, suspensa pela Constituição Federal de 1988.

Silva passou 18 meses na Faixa de Gaza, entre os anos de 1957 e 1958, oportunidade em que atuou para reduzir as agressões em cristãos e muçulmanos. “Ficamos instalados na fronteira entre Egito e Israel. Presenciamos muitos confrontos entre os dois povos que se odeiam. Nosso papel era tentar reduzir ao máximo esses conflitos. Muitas vezes colocamos nossas vidas em risco.”

O ex-combatente relevou que numa determinada oportunidade estava de guarda em posto de fronteira com um companheiro da Força de Emergência quando dez muçulmanos dispararam mais de 400 tiros contra eles, que ficaram rolando pelo chão. As paredes ficaram completamente perfuradas mas os dois não foram atingidos. “Não revidamos de modo algum.”

A distinção foi conferida há mais de duas décadas, no entanto ele só veio a tomar conhecimento recentemente por intermédio de sua filha, Adriana Simeão Ferreira, que é advogada com atuação internacional. Ela soube da premiação e fez requerimento à Fundação Nobel, na Noruega, que prontamente enviou medalha e diploma para Cipriano Ferreira da Silva e outros agraciados no período.

O prêmio foi instituído em 1901 por iniciativa de Alfred Nobel, inventor da dinamite e da borracha sintética. Ele queria homenagear as pessoas que fizessem esforços em prol da paz mundial. Outros ex-combatentes foram homenageados em 1988, dentre os quais, além de Silva, os seguintes: Manoel Ferreira de Sousa, Francisco Ferreira Lima, Oswaldo Oliveira, Orisvaldo Dias Vieira, Bonifácio Pires Franklin, Benedito Viana Ibiapina, Conrado Nogueira Barros, Irapuã Soares Cavalcante, Carlos Alberto Suez, Luiz Raimundo Coimbra, Francisco de Oliveira Macedo, José Batista Fonseca e Carlos Alberto de Vasconcelos Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor ao deixar seu comentario favor identificar-se.

Sr. Nerys