sábado, 13 de março de 2010

Pouca chuva deixa agricultores de Santa Luz desanimados...



Pouca chuva já maltrata homem do campo no sertão piauiense. Em algumas regiões do Piauí,inclusive em Santa Luz a situação já começou a ficar difícil e bastante crítica por conta da escassez de água devido ao período seco do ano.

Os açudes, tanques e riachos estão praticamente abaixo da metade. A exemplo do ano passado que choveu bem nesse mesmo periodo.

Falta água para beber e consumo doméstico na zona rural do municipio. Os animais também sofre e muitos chegam até morrer.

Pelos dados da Defesa Civil do Estado, que tem a frente o deputado estadual Fernando Monteiro, dos 224 municípios piauienses cerca de 76 enfrentam a escassez de água, motivo pelo qual o órgão recorreu ao Ministério da Integração Nacional para que envie, e urgente, carros-pipa para abastecer essas cidades.

A Defesa Civil, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) tem informado à imprensa que já são mais de 100 municípios em situação caótica por conta das poucas chuvas. Dos municípios em situação crítica, a maioria está na região Sul do Piauí, a exemplo de Acauã, Alagoinha do Piauí,Alegrete do Piauí, Amarante, Anísio de Abreu, Aroazes, Assunção do Piauí, Avelino Lopes, Barro Duro, Bela Vista do Piauí, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Bonfim do Piauí, Campinas do Piauí, Canto do Buriti, Fronteiras, Guaribas, Itaueira, Ipiranga do Piauí, Paulistana, Pavussu, Pedro Laurentino, Picos, Pio IX, Queimada Nova, e tantos outros.

Em nota ao Portal Santa Luz um lavrador falou em tom de tristeza "Se Deus não tiver pena de nois, eu mais minha familia vamos morrer a mingua, pois o que tenho do ano passado tá quase no fim"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor ao deixar seu comentario favor identificar-se.

Sr. Nerys