domingo, 28 de março de 2010

Cuidado Com a Porca...


Cada povo tem sua cultura, isso é milenar e nunca vai acabar. Não se muda uma cultura da noite para o dia.

Mas parece que as pessoas mesmo sabendo dos costumes e da cultura de um povo, insiste em tentar modificá-la da forma mais grave: agredindo a sabedoria popular. No Piauí, por três vezes na política moderna, tentou-se empurrar goela abaixo no povo, um candidato escolhido entre quatro paredes em reunião de caciques.

Foi assim em 1986, quando tentaram emplacar Freitas Neto que acabou perdendo para Alberto Silva.

Depois, em 1994, o mesmo blocão se repetiu e ungiu Átila Lira que perdeu para Mão Santa, este com apenas três prefeitos, enquanto que o outro tinha todos os demais prefeitos do estado, o governador, 23 deputados estaduais e oito dos dez federais. Mas não aprenderam a lição.

Em 2002 a vítima foi o próprio governador que, sentado na cadeira, tentou a reeleição formando um blocão com o PSDB. Acabou sendo derrotado por uma liderança emergente do PT, Wellington Dias.

Agora, é o PT que anuncia a formação de um blocão. 12 “coronéis”, presidentes de partidos, vão dizer sim ao nome que será tirado do bolso pelo governador para representar esse segmento na eleição com o candidato da base. O nome é Antônio Neto, ex-secretário da Fazenda.

O povo pode até gostar dele, mas repudia a forma de escolha. O blocão está feito. O povo não foi ouvido. Toda vez que isso acontece, o povo vira as costas para o blocão e se posiciona do outro lado, na oposição.

Será que vão peitar o povo outra vez?

Jornalista: Pedro Alcântara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor ao deixar seu comentario favor identificar-se.

Sr. Nerys