quinta-feira, 12 de novembro de 2009

AFTOSA: PIAUÍ CONTINUA NO RISCO DESCONHECIDO


Foi frustrante a reunião desta quinta feira no Real Pálace Hotel, onde o governo do Piauí esperava o anúncio de que o estado estaria fora do risco desconhecido da febre aftosa. Na reunião, o Secretário nacional de Agricultura comunicou que o estado vai ter que esperar mais um pouco, por que os levantamentos feitos até aqui não recomendam ainda, a saída do Piauí dessa categoria. Na ocasião, o governador Wellington Dias não escondeu sua frustração e até marejou os olhos numa demonstração clara de insatisfação.

O Piauí continua no risco desconhecido. No seu discurso, o governador Wellington Dias agradeceu o empenho de todos os piauienses, principalmente os criadores e das autoridades do setor no combate incansável a febre aftosa. Ele informou que tudo que tinha de ser feito, o governo fez, mesmo assim, ainda não conseguimos. “Mas não desanimamos, vamos continuar nessa luta e ainda seremos vencedores neste governo”, afirmou.

Outro que não escondeu sua decepção foi o vice-governador Wilson ,Martins um entusiasta do combate a febre aftosa, mas que saiu do encontro decepcionado. Para ele, “o governo cumpriu todas as metas exigidas para sair do risco desconhecido, mesmo assim, ainda não foi dessa vez. Vamos continuar trabalhando, vacinando até atingirmos o objetivo”, disse.

No encerramento da solenidade, o Secretário Nacional de Agricultura informou que, até o final do ano estará de volta a Teresina e quem sabe, trazendo a boa noticia. “Por enquanto, vamos continuar na mesma situação”, disse ele.

COMO FICA?
Com a decisão do Ministério da Agricultura em manter o,Piauí no “risco desconhecido da febre aftosa”, o estado fica impedido de exportar carne bovina. No próximo mês será realizada aqui na capital, a EXPOAPI – A feira Agropecuária de Teresina que deverá sofrer conseqüências com a ausência de grandes criadores e animais de elevada categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor ao deixar seu comentario favor identificar-se.

Sr. Nerys