terça-feira, 6 de abril de 2010

Guaribas e Jurema recebem kits do Projeto Barraginhas


A Coordenadoria de Convivência com o Semiárido e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) estiveram, no período de 29 a 31 de março, nos municípios de Guaribas e Jurema, região Sul do Estado do Piauí. A equipe da Coordenadoria do Semiárido fez a entrega de cerca de 90 kits para a implementação do canteiro econômico nesses municípios.

O canteiro econômico faz parte do Projeto Barraginhas, desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Coordenadoria de Convivência com o Semiárido, e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. O projeto tem a finalidade de captar e armazenar a água da chuva na superfície do solo e do subsolo, possibilitando às famílias o cultivo permanente de hortaliças e frutas por meio dos canteiros econômicos e do plantio de safrinhas nas áreas úmidas adjacentes.

Cerca de mil famílias serão beneficiadas com o Projeto, cada família recebe 1 kit para o canteiro econômico composto por: carrinho de mão, tela de galinheiro, mangueira, pá, tijolos, sementes de hortaliças, 60 mudas de fruteiras, calcário, regador, enxadeco, ancinho etc.

Cinquenta kits foram entregues na comunidade de Boa Vista, município de Jurema, e 36 kits foram entregues na comunidade de Juazeiro, município de Guaribas.

Segundo Lúcia Araújo, coordenadora de Convivência com o Semiárido, a meta do projeto é construir 4 mil barraginhas, em vinte municípios dos territórios Serra da Capivara, Vale do Rio Guaribas, Vale do Rio Canindé e Vale do Rio Sambito. “Essas ações implantadas apresentam-se como mais uma alternativa para o enfrentamento das adversidades do Semiárido piauiense, como é o caso desses modelos de produção apropriada para essas famílias dessa região semiárida”, afirma.

Para João Batista, presidente da Associação dos moradores da comunidade de Boa Vista, em Jurema, e um dos beneficiários do projeto, esse é um momento importante para a comunidade, pois o projeto irá trazer, além de geração de renda, a autoestima para a comunidade.

Na ocasião, Adalberto Pereira, delegado estadual do MDA, inaugurou duas casas digitais com cerca de 10 computadores conectados à internet, uma na comunidade de Boa Vista, em Jurema, e a outra foi entregue à comunidade de Juazeiro, município de Guaribas.

fonte:sãoraimundo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor ao deixar seu comentario favor identificar-se.

Sr. Nerys