sexta-feira, 30 de abril de 2010

Previna-se: Pesquisa afirma que o PI tem mais de 3mil casos de AIDS


A principal via de transmissão é a sexual com 80,2% dos casos.

De acordo a secretaria estadual de Saúde, o Piauí tem hoje 3.486 casos de Aids registrados de 1986 a 2009. Destes, 2.534 (72,6%) são de pessoas residentes no Estado. O restante, 952 pessoas (27,3%) são de pessoas vindas do Maranhão, Pará, Tocantins, Roraima, São Paulo entre outros.

Ainda sobre o perfil epidemiológico do Estado, há 1.811 homens infectados (71,4%) contra 723 (28,5%) mulheres. A principal via de transmissão é a sexual com 80,2% dos casos. Os heterossexuais correspondem a 59,1%, os bissexuais com 22,6% os gays 18,3%, os usuários de drogas injetáveis 3,4% e exposição ignorada 14,3%.

Além disso, existem outras formas de transmissão como a vertical (de mãe para filho durante a gestação, parto e ama-men-tação), compartilhamento de material perfuro-cortante, transfusões sanguíneas e acidente de trabalho com material perfuro-cortante.

Segundo especialistas, muitas pessoas acabam descobrindo que têm a doença por causa de uma infecção oportunista. Pode ser tuberculose, emagrecimento, diarreia crônica. A forma de apresentação é variável. Um dos fatores que contribui para que pessoas fujam do exame é o preconceito contra portadores de HIV.

Os testes de HIV são gratuitos. Segundo o Ministério da Saúde, em 2008 foram feitos 6,4 milhões desses exames no país. Em 2009, o número subiu para 7,4 milhões. Quarenta por cento da população sexualmente ativa já fez o teste uma vez na vida. O ideal é que todas as pessoas que estejam em situação de vulne-rabilidade possam se testar.

O aumento se deve principalmente à introdução de testes rápidos, em que o paciente pode saber o resultado em cerca de 30 minutos. Eles já representam um terço do total de exames e, segundo o ministério, são tão confiáveis quanto os testes tradicionais conhecidos como "Elisa", em que as pessoas demoram até 15 dias para saber se têm HIV.

Autor/Fonte: Jornal Diário do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor ao deixar seu comentario favor identificar-se.

Sr. Nerys